roedores Roedores

alimentação e nutrição

porquinho da Índia: importância da vitamina c

porquinho da Índia: importância da vitamina c

by dr fala Dr. Fala

807 post view

A vitamina C, também conhecida de ácido ascórbico, apresenta diversas atividades importantes para o metabolismo do porquinho-da-índia, participando dos processos celulares de oxirredução, protegendo as enzimas contra inativação e atuando de forma ativa na defesa do organismo, combatendo vírus e bactérias.

É importante destacar que esta vitamina mantém a integridade dos vasos sanguíneos, além de ser essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do organismo (derme, cartilagem e ossos). Ainda previne o escorbuto, doença causada pela deficiência da vitamina C.

Os sintomas mais frequentes da deficiência de vitamina C em porquinhos-da-índia são:
- Sangramento e inflamação das gengivas e fraqueza dental que podem levar à queda dos dentes;
- Perda de apetite e, consequentemente, de peso;
- Pododermatite (inflamação dos pés);
- Hipersalivação;
- Resposta imunológica menos eficaz;
- Doenças respiratórias;
- Hemorragias internas, especialmente ao redor de articulações dos joelhos;
- Atraso na cicatrização, descamação, alopecia, pele escura e pelos danificados;
- Fraqueza e atividade diminuída.

O escorbuto pode ser um distúrbio primário, quando a dieta é deficiente em vitamina C ou um distúrbio secundário, quando a dieta e o suprimento dessa vitamina estão adequados, mas, por exemplo, o pet é acometido por alguma patologia que o impede de se alimentar por um período mais longo, sendo este jejum e não a dieta, a causa da deficiência.

Ao observar alguns dos sintomas descritos acima, consulte imediatamente um veterinário especialista em roedores. Ele solicitará exames para confirmar se seu pet está passando por uma deficiência de vitamina C. Uma vez estabelecido o diagnóstico, o tratamento é oferecer suplementos desta vitamina na forma concentrada, que podem ser gotas por via oral ou injeções que o próprio médico veterinário realizará no consultório com certa frequência, até observar melhora dos sintomas.

Outro ponto de atenção é a dieta oferecida ao seu pet. Pelo fato da vitamina C não ser sintetizada pelos porquinhos-da-índia, há necessidade de suplementá-la, via alimentação. A Alcon Club Porquinho da Índia é um alimento completo desenvolvido e balanceado especialmente para esses lindos pets, pois apresenta a quantidade ideal de Vitamina C requerida pela espécie. Outro excelente alimento é o Alcon Club Alfafa Sticks, que além de fornecer vitamina C, também é fonte de fibras e auxilia no desgaste dos dentes.

Sabendo que as consequências de uma hipovitaminose C em porquinhos-da-índia são muito graves, podendo levá-los à morte, é imprescindível que o tutor ofereça uma dieta equilibrada e leve-o regularmente ao médico veterinário.

Publicado na Revista VetShare - nº 63 - Março 2020
Autor: Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Anderson Kassner Filho, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir