peixes Peixes

alimentação e nutrição

camarões ornamentais

camarões ornamentais

by dr fala Dr. Fala

24 post view

Você sabia que assim como um aquário de peixes você pode montar um aquário com camarões ornamentais, com diferentes cores que variam de branco, passando por toda a paleta de cores, até o vermelho?

Os gêneros preferidos para compor um aquário são o Caridina e o Neocaridina. Com alta prolificidade, estes têm a capacidade de povoar um aquário rapidamente, permitindo o acompanhamento de todas as fases do ciclo biológico.

Uma característica peculiar é poder observar uma fêmea carregando os ovos até a eclosão dos mesmos em pequenos camarões. À medida que crescem, eles realizam a ecdise, processo no qual substituem a camada externa que envolve o corpo (exoesqueleto) por uma nova que se adapta melhor ao seu tamanho.

Se você está pensando em iniciar neste hobby, é importante saber que o novo lar deve apresentar características compatíveis com as necessidades destes pequenos invertebrados como, por exemplo, valor de pH ideal entre 6,8 até 7,4, amplitude térmica entre 24 e 27° C, monitoramento constante dos níveis de amônia e nitrito e, o principal ponto, o aquário deve passar pelo processo de “ciclagem”.

Este processo corresponde à transformação por meio de bactérias específicas da fração nitrogenada que se encontra no seu estado tóxico em substâncias atóxicas, garantindo o equilíbrio do micro ecossistema e condições satisfatórias para o povoamento do aquário. Isso pode levar de cinco a sete semanas e exigirá alguns testes para verificar os níveis de amônia e nitrito no aquário.

Porém, este processo pode ter o tempo reduzido para alguns dias ao associar Labcon Flora BAC (complexo de enzimas e microrganismos aeróbios e anaeróbios não patogênicos, promotores de equilíbrio biológico) ao Labcon Flora Start (fonte equilibrada de nutrientes para estabelecer e manter a filtração biológica em aquários de água doce).

Após o aquário ciclado, o próximo passo é introduzir os camarões no novo hábitat, efetuando a devida aclimatação. Para isso, deixe o saco plástico devidamente fechado flutuar na água do aquário por cerca de 20 a 25 minutos. Após, abra a embalagem e adicione um pouco de água do aquário e aguarde alguns minutos. Transfira os camarões para a água do aquário com o auxílio de um pequeno puçá.

Fornecer uma dieta correta com o Alcon Shrimp Nano Sticks que oferece todos nutrientes necessários para os processos fisiológicos e reprodutivos, promovendo saúde e longevidade aos camarões.

Um dos maiores desafios é manter os camarões seguros em aquários comunitários, pois fazem parte da cadeia alimentar dos peixes. Peixes grandes ou agressivos não são bons companheiros de aquário para camarões. Estes crustáceos são frequentemente intimidados, assediados ou até mesmo devorados por muitas espécies de peixes.

Mas não é impossível camarões e peixes coabitarem um aquário, pois, se o ambiente contar com vasta vegetação que garanta esconderijos para os invertebrados e as espécies escolhidas forem pacíficas, com hábitos alimentares herbívoros ou detritívoros, estes não serão importunados. Se você acabou de descobrir este mundo, seja bem-vindo, pois é encantador!

Autor
Max Ternero Cangani
Mestre em Microbiologia Agropecuária
Doutor em Zootecnia

Colaboradores
Carlos Augusto Nicolino
Mestre e Doutor em Patologia Veterinária
Eva Schneider
Graduanda em Medicina Veterinária

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir