aves Aves

alimentação e nutrição

nucleotídeo: importância na alimentação

nucleotídeo: importância na alimentação

by dr fala Dr. Fala

1990 post view

2 curtiram

A estimativa de vida de um pet está diretamente relacionada a diversos fatores como manejo sanitário, protocolos vacinais, bem-estar e, principalmente, com uma dieta equilibrada que atenda às necessidades nutricionais da espécie.

O entendimento da demanda nutricional específica de cada espécie, associado ao uso da biotecnologia, permitiu à descoberta de imunonutrientes que, atualmente, são utilizados como aditivos nas dietas balanceadas, promovendo uma série de benefícios e aumentado a consideravelmente a longevidade dos pets.

Um exemplo de imunonutrientes são os nucleotídeos, que são caracterizados por ser a unidade estrutural dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) nas células, sendo especialmente necessários para o desenvolvimento de órgão, e o adequando funcionamento dos sistemas reprodutivo, imunológico e digestivo.

Os animais podem adquirir nucleotídeos por duas formas distintas, sendo uma conhecida como via endógena, na qual o próprio organismo produz este elemento, ou, pela via exógena, onde os nucleotídeos advêm da dieta.

Os nucleotídeos são moléculas que desempenham papéis fundamentais no metabolismo animal, participando de diversas reações metabólicas, em especial na biossíntese celular e também possuem inúmeras outras funções que trazem benefícios ao organismo, como:

- sinalizadores celulares, atuando junto com hormônios;
- componentes enzimáticos, como a coenzima A;
- carregadores de energia ATP (adenosina trifosfato), entre outras.

É natural que um animal durante seu curso de vida sofra de estresse, seja acometido por enfermidades ou até mesmo passe por um período de restrição nutricional e oferta limitada de alimentos, e é neste momento que a via de síntese endógena de nucleotídeos pode ser insuficiente para atender às necessidades do organismo naquele momento.

Sendo assim, a inclusão de nucleotídeos nas dietas torna-se fundamental, pois a ausência destas moléculas exógenas pode fragilizar o organismo, diminuir a resposta imunológica e, consequentemente diminuir a resistência às infecções. Esses efeitos imunossupressores estão ligados ao papel metabólico dos nucleotídeos nessas células.

Pensando sempre em oferecer o que há de melhor para os nossos pets amigos e entendendo a importância dos nucleotídeos para a saúde e bem-estar dos mesmos, a Alcon incluiu estas moléculas essenciais nos alimentos completos para peixes ornamentais e répteis: Alcon Carnívoros, Alcon Ciclídeos Grânulos, Alcon Acará Disco, Alcon Carnívoros Superfície, Meia Água e Fundo, bem como o Alcon Reptomix Pro.

Os alimentos especiais para aves como a Alcon Club Farinhada Silvestres, Alcon Club Farinhada Canários, Alcon Club Farinhada Psitacídeos, Alcon Club Farinha Pimenta, Alcon Club Papa para Filhotes Pássaros, Alcon Club Papa para Filhotes Psitacídeos, Alcon Club Papa para Filhotes Araras e do alimento completo Alcon Eco Club Calopsita também contam com este aditivo.

Já no segmento de roedores e lagomorfos, os nucleotídeos foram incluídos nos alimentos como Alcon Club Porquinho da Índia, Alcon Club Mini Coelho, Alcon Club Roedores e o Alcon Club Alfafa Sticks.

Leve regularmente seu pet ao médico veterinário e sempre que possível, escolha uma dieta que conta com imunonutrientes como os nucleotídeos.

Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir