roedores Roedores

doenças

desgaste dos dentes

desgaste dos dentes

by dr fala Dr. Fala

933 post view

3 curtiram

Os coelhos e os roedores fazem parte dos animais de estimação preferidos pelos brasileiros. São dóceis, brincalhões e de fácil manejo, características que agradam crianças e adultos.

Estes encantadores pets requerem alguns cuidados especiais em relação à nutrição e características do alimento. A alimentação deve ser baseada em rações balanceadas específicas e de boa qualidade, garantindo o fornecimento de todos os nutrientes requeridos por cada espécie.

Outro cuidado importante está relacionado a uma característica peculiar dos roedores e coelhos: o crescimento contínuo dos dentes incisivos, na razão de 5 a 10 cm por ano. Isso ocorre porque a alimentação desses animais na natureza é constituída por alimentos abrasivos, que promovem um grande desgaste dentário. Se os dentes destes animais não crescessem continuamente, eles logo ficariam completamente gastos, o que dificultaria consideravelmente a alimentação e eles morreriam por inanição.

Para os animais domesticados mantidos em cativeiro é necessário fornecer alimentos ou suplementos abrasivos, para que os dentes sejam desgastados e mantenham o tamanho adequado. O crescimento desordenado dos dentes causa uma série de problemas de saúde. Qualquer fator que prejudique esse desgaste é um potencial causador de problemas.

Para desgastar os dentes ofereça as rações balanceadas Alcon Club específicas para a espécie, associada à Alcon Club Alfafa Sticks.

Além de ajudar a desgastar os dentes, Alcon Club Alfafa Sticks é uma excelente fonte de fibra, fornece vitamina C e contém Extrato de Yucca, que ajuda a reduzir o odor das fezes e urina.

Outra opção para o desgaste dos dentes é o suplemento mineral Alcon Rodent.

Dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala

Confira mais informações no vídeo:


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir