roedores Roedores

cuidados

recintos roedores e coelhos

recintos roedores e coelhos

by dr fala Dr. Fala

342 post view

Os recintos podem ser de vidro (terrário) ou de grade (gaiola). Os terrários de vidro são mais higiênicos, seguros para os animais e fáceis de limpar, no entanto necessitam de uma tampa com ampla ventilação e que não permita que os pequenos roedores escapem. Nas gaiolas os roedores dificilmente fugirão, elas são mais seguras neste sentido. O cuidado que deve-se ter é em relação aos espaçamento entre as grades, ele deve ser compatível com o tamanho da espécie, para evitar fugas ou ferimentos. Outro detalhe importante, o fundo da gaiola não deve ser de grade, pois pode causar ferimentos nas patas.

Os recintos devem apresentar o tamanho adequado para a espécie, ser grande o suficiente para que o Pet possa se exercitar, evitando a obesidade e o estresse. Não existe tamanho máximo, quanto maior o espaço, melhor. O cuidado esta em não adquirir uma casinha pequena, o ideal é que possua vários andares.

O exercício é fundamental para manter os roedores e coelhos saudáveis e evitar a obesidade e seus males, por este motivo os brinquedos, rodinhas e outros acessórios são tão importantes. Outra opção são as escadas, eles adoram escalar. Evite acessórios de madeira, pois acumulam urina e são difíceis de limpar, o material ideal é o plástico, devido a facilidade de limpeza e resistência.

O fundo dos recintos deve ser forrado com papel toalha ou sepilho (maravalha), que são pequenas lascas de madeira, encontrada facilmente em lojas especializadas. Este substrato deve ser trocado, pelo menos uma vez por semana.

A água deve ser filtrada e colocada em bebedouros próprios, os mais indicados são os tipo niple (chupeta), pois são mais práticos e higiênicos que os potes. Os roedores viram com facilidade os potes, sujando o substrato e aumentando a umidade do ambiente, o que pode favorecer o desenvolvimento de problemas na pele. A ponteira do bebedouro e o comedouro devem ser de metal, para evitar que os pequeninos roam.

Confira dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir