roedores Roedores

cuidados

porquinho da índia, como cuidar!

porquinho da índia, como cuidar!

by dr fala Dr. Fala

129 post view

3 curtiram

Vamos falar sobre o porquinho da Índia, que tem o nome cientifico de Cavia pocellus. É conhecido por vários nomes: Cobaia, Cuí, Preá. O Preá é na verdade um parente próximo que vive na natureza (Cavia aterea). Na Europa, os porquinhos são tão populares que existem clubes especializados em vários países e até participam de exposição de beleza e são jugados por juízes credenciados, como se faz com cão e gato. Apesar do nome, é originário do Peru, um erro de navegação foi responsável pelo nome porquinho da índia, no século XVI quando os navegadores espanhóis, trilhavam um novo caminho para as índias e apontaram por engano em terras sul-americanas, mas exatamente no atual Peru.

Após provarem 'churrasco' de um certo animalzinho que os nativos conheciam por Cuí (e assim, o chamam até hoje por causa dos seus gritinhos), simpatizaram com ele e o adotaram como mascote. Assim voltaram para o velho continente com vários deles nas malas e um nome equivocado: Porquinho da Índia. Logo transformou-se em moda. A mesma docilidade e facilidade de criação que o fizeram populares como mascote, também o fizeram bons animais de laboratório.

Seu tamanho quando adulto mede de 20 a 30 cm, com peso entre 700 g e 1,2 kg. Sua coloração pode ser branca, preta, cinza, canela, entre outras, podendo apresentar até três cores juntas. Há também variedades com pelagem, podendo ser longa ou curta. Seu período de gestação é de aproximadamente 74 dias, podendo gerar de um a quatro filhotes.

De fácil manuseio, deve ser tratado de forma delicada. A gaiola deve ser forrada no fundo com um substrato próprio para roedores. Seu bebedouro é do tipo mamadeira e deve estar sempre limpo e com água fresca. A sua alimentação é basicamente ração, Alcon Club Porquinho da Índia, que é um alimento completo elaborado com ingredientes selecionados, com alta inclusão de fibras, também é rico em vitamina C e Ômega 3, além de nucleotídeos e prebióticos, que favorecem o desenvolvimento da flora intestinal benéfica. A presença de extrato de Yucca ajuda a reduzir o odor das fezes. Um petisco que é muito apreciado pelos porquinhos e é fonte de fibras o Alcon Club Frutas e Legumes, formado por uma variada combinação de legumes e frutas desidratadas. Uma outra fonte de fibras é o Alcon Club Alfafa Sticks, feito à base de alfafa, rico em vitamina C e Ômega 3, excelente fonte fibras, também desempenha um importante papel no desgaste dos dentes.

O desgaste dos dente é outro item importante que temos que pensar para uma vida saudável do seu Porquinho, por ser um roedor o porquinho tem os crescimentos de seus dentes constante, o que faz com que ele necessite 'gastar esses dentes' quando filhote isso não é um problema mas quando passa para a fase adulta, começa a roer moveis e outros objetos que estiver ao seu alcance. Além do Alcon Club Alfafa Sticks, outra opção para auxiliar no desgaste dos dentes é o Alcon Rodent. Uma boa dica para quem vai oferecer o Alfafa Sticks e o Rodent pela primeira vez e observar que o porquinho não começou a roê-los, é esfregar uma maçã ou uma banana neles, deixando-os com um cheiro um pouco mais atrativo. É importante ensinar o porquinho a roer o Alfafa Sticks e o Rodent, já que sabemos da sua importância para o porquinho e existem casos de ter que levar o porquinho no veterinário para ?lixar? o dente.

Outro cuidado importante com o porquinho é a carência de vitamina C, o que leva a desenvolver a doença chamada escorbuto, recomenda-se fornecer alimentos ricos em vitamina C, como a ração Alcon Club Porquinho da Índia e o Alcon Club Alfafa Sticks. Nos pets você também encontra uma suplementação vitamínica para reposição da vitamina C.

Cuidados também com a umidade e moradias frias, pois estes animaizinhos são muito suscetíveis a pneumonia. Quanto à higiene, os próprios porquinhos se encarregam dela, lambem-se individualmente ou uns aos outros, de forma similar a dos felinos.

Autor: Elcio Furlan é biólogo formado pela UNG. Profissional especializado em pássaros e roedores. Trabalha no hospital Stella Maris, no pet shop Breeds. Também já trabalhou na empresa Animais Atores, com adestramento de animais silvestres e exóticos para gravações de novelas e comercias.

Confira dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir