roedores Roedores

alimentação e nutrição

hamster: cuidados e alimentação

hamster: cuidados e alimentação

by dr fala Dr. Fala

455 post view

Os hamsters são ótimos animais de estimação e se adaptam facilmente a pequenos espaços. Como não apresenta uma vasta lista de cuidados especiais, isso o torna o presente perfeito para as crianças, que além de ajudarem a cuidar, podem assumir a responsabilidade de executar as tarefas exigidas para garantir o bem-estar do pet e respeitar os animais, que merecem muito amor. No entanto, deve-se levar em consideração os principais cuidados para que ele seja feliz e tenha uma vida saudável. O que você precisa para recebe-lo na sua casa:

1) CUIDADOS ESSENCIAIS (ALOJAMENTO E ACESSÓRIOS)
Apesar do pequeno tamanho, estes animais são extremamente ativos em seu habitat natural, podendo percorrer facilmente grandes distâncias em uma noite. Possui hábitos crepusculares a noturnos e estão acostumados a circular por túneis subterrâneos.

Neste contexto, o alojamento deve ser grande para que seu roedor se sinta o mais confortável possível e possa correr por dentro promovendo o gasto de energia, evitando assim problemas com estresse, ansiedade e obesidade. Além disso, você deverá prestar atenção na distância entre as barras que formam os alojamentos, pois devem apresentar pequeno espaço entre elas, evitando assim que o animal possa escapar ou se machucar.

Os alojamentos de vários andares são ideais, porque fornecem mais espaço na parte superior para o pet, permitindo-o subir, descer e pular para se divertir e se exercitar. Além da escolha do alojamento, o local onde você a coloca também é muito importante para a segurança e a saúde do seu hamster. Observe se o local é muito quente ou que passam correntes de ar. Deixe o alojamento em uma área tranquila da casa, sem muito movimento ou barulho. Um cuidado bem bacana é fornecer o Alcon Club Rodent ou Alcon Club Alfafa Sticks para desgaste dos dentes, prevenindo assim que ele tente desgastá-los no alojamento.

Para que os hamsters se sintam confortáveis e possam andar em um terreno macio, é necessário incluir uma cama (substrato) no alojamento. Existem muitas opções, os mais comuns são maravalha, granulado de madeira ou madeira peletizada, entre outros. É bem simples tornar o ambiente confortável, basta cobrir a base do alojamento com uma camada de aproximadamente cinco a sete cm de altura. Dê preferência a materiais que apresentem boa absorção, não levantam poeira e não são tóxicas. Uma vez por semana faça a limpeza e higienização do alojamento e troque o substrato. Observação: É importante ter cuidados para movimentá-los no momento da limpeza do alojamento.

Para cuidar de um hamster da melhor maneira, é essencial fornecer um local como uma casinha ou uma caixa onde ele possa dormir, se abrigar e descansar. O interior deste abrigo, também deverá ser preenchido com mesmo material para proporcionar conforto e aconchego.

Os hamsters precisam se exercitar todos os dias e as rodas são a maneira mais fácil de atender a essa necessidade. Eles gostam de correr dentro delas e isso os ajuda a permanecer ativos e em forma. Tubos e túneis são os acessórios favoritos dos hamsters, por isso não deixe de fora da lista de brinquedos. Além disso, você também pode incorporar bolas, redes, escadas ou qualquer outro acessório que permita que ele se exercite e se divirta com segurança.

Ofereça água fresca e limpa 24 horas por dia, evite usar tigelas pois acumulam mais resíduos e a água pode derramar e estragar a cama. Frascos ou dispensadores de gotas são as melhores opções: eles mantêm a água limpa e protegida. Coloque-o em uma altura adequada para que eles possam beber confortavelmente.

As lojas oferecem kits de alojamentos para hamster que incluem todos os acessórios, para que você não precise se preocupar com nada: bebedor, alimentador, casinha, tubos, roda de exercício e muito mais!

2) ALIMENTAÇÃO
Os hamters são divertidos e a forma como armazenam os alimentos é um tanto inusitada. Eles possuem uma espécie de bolsa na bochecha que serve para transportar alimento e uma nutrição completa e balanceada por meio de uma dieta equilibrada traz inúmeros benefícios para os nossos amados hamsters. Com facilidade encontra-se os alimentos extrusados que oferecem praticidade, saúde e bem-estar. Com a nutrição adequada, pode-se perceber com o tempo os pelos mais brilhantes, longevidade, bem como a redução do odor das fezes. Estes produtos que promovem a qualidade de vida para estes pequenos roedores, você pode encontrar na linha para roedores produzidas pela Alcon.

3) DICAS ESSENCIAIS SOBRE HAMSTERS
Os pelos são aparados apenas se eles estiverem incomodando o hamster ou prendendo nas escadas e objetos. Se optar por aparar, recomendamos buscar auxílio de um médico veterinário ou especialista para realizar este procedimento. Lembramos que os "bigodes" não devem ser aparados, pois os hamsters não enxergam muito bem e muitas vezes eles utilizam os bigodes para se orientar. Os hamsters são naturalmente limpos e higiênicos, o banho é indicado somente se houver alguma substância grudenta ou tóxica no pelo dele que possa prejudicá-lo. O banho com água remove os óleos naturais que protegem a pele e que atuam como reguladores da temperatura corporal. Portanto, banho é uma medida que deve ser tomada em último caso.

Publicado na Revista VetShare - nº 61 - Janeiro 2020
Autor: Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Anderson Kassner Filho, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir