repteis Reptéis

tartarugas

sol e lâmpadas para tartarugas

sol e lâmpadas para tartarugas

by dr fala Dr. Fala

535 post view

A exposição dos répteis à luz solar é fundamental, pois os raios ultravioletas ativam a síntese de vitamina D3, responsável pela assimilação do cálcio, importante para a formação do esqueleto e carapaça. Além disso, os banhos de sol (natural ou artificial) fazem com que os animais se alimentem melhor, fiquem mais ativos e resistentes. Também são importantes para prevenir fungos e ajudar na cicatrização de pequenos ferimentos.

A luz solar não deve atravessar os vidros de janelas, pois neste caso ocorre uma filtragem prejudicial dos raios solares. A forma como as tartarugas são expostas ao sol deve sempre permitir que elas optem em estar ou não diretamente sob os raios solares.

Caso as tartarugas não possam estar expostas aos raios solares regularmente, estes devem ser substituídos por uma iluminação artificial específica para répteis. As lâmpadas devem fornecer todo o espectro de luz, principalmente a radiação ultravioleta. A potência ideal da lâmpada vai depender do tamanho do aquaterrário, pode utilizar como base 1 watt para cada cm³. A iluminação deve respeitar o fotoperíodo de 12 horas de luz, ou seja, as lâmpadas devem ficar ligadas diariamente 12 horas. A quantidade de radiação ultravioleta emitida por estas lâmpadas diminui com o uso, portanto elas devem ser substituídas anualmente.

Confira dicas de manejo e nutrição no Guia Tartarugas Aquáticas - Curiosidades e Cuidados
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir