repteis Reptéis

tartarugas

reprodução de tartarugas

reprodução de tartarugas

by dr fala Dr. Fala

258 post view

Se você possui um casal de tartarugas, eles facilmente reproduziram, se tiverem as condições adequadas.

Para distinguir machos e fêmeas é simples, as fêmeas podem atingir até 30 cm de comprimento enquanto os machos cerca de 25 cm. Além do maior porte das fêmeas, outras características permitem distinguir o sexo dos animais adultos. Nas fêmeas, o plastrão, que é a parte inferior da carapaça, é ligeiramente convexo, a fim de propiciar maior espaço aos ovos. Já nos machos o plastrão pode ser reto ou mesmo ligeiramente côncavo, para se ajustar melhor sobre a fêmea durante o acasalamento. Os machos adultos podem também ser facilmente identificados pelo maior tamanho tanto das patas e unhas dianteiras como da cauda.

As fêmeas atingem a maturidade sexual com cerca de 5 a 6 anos de idade, enquanto os machos já são maduros com 2 ou 3 anos. As fêmeas podem realizar várias desovas nas épocas mais quentes do ano. Elas escavam ninhos no chão de areia onde são depositados de 12 a 15 ovos, que podem demorar de 50 a 90 dias para eclodir, dependendo principalmente da temperatura e umidade do ambiente.

O ambiente para as tartarugas aquáticas deve sempre apresentar uma porção seca e outra alagada e permitir o deslocamento fácil entre as duas áreas, através de rampa ou escada de pedras. Além disso, necessita de iluminação natural ou artificial com radiação ultravioleta, como veremos adiante.

Aprenda mais no Guia de Tartarugas Aquáticas
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir