repteis Reptéis

tartarugas

como comprar animais silvestres de forma legal

como comprar animais silvestres de forma legal

by dr fala Dr. Fala

2079 post view

1 curtiram

A conservação da Biodiversidade Nacional deve ser uma preocupação de cada cidadão brasileiro e, especialmente, das pessoas que queiram manter animais silvestres como animais de estimação. Entende-se como animal silvestre todo aquele pertencente à fauna nativa brasileira. Para proceder de forma responsável na aquisição e escolha de seu Pet, quando o mesmo se tratar de uma espécime silvestre, é importante respeitar a Legislação Ambiental, repudiando a aquisição de animais de procedência duvidosa, que podem estar alimentado o tráfico.

A Legislação Brasileira prevê proteção aos animais silvestres, sendo que qualquer pessoa que esteja de posse destes animais sem a devida comprovação da origem é considerada infratora. Esta pessoa fica sujeita à Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, de Crimes Ambientes. A manutenção de aves silvestres e ainda algumas espécies de aves exóticas, bem como de outras espécies de aves exóticas, bem como de outras espécies animais, somente é possível quando proveniente de criadouros autorizados pelo IBAMA e em posse dos documentos de origem animal.

Quando qualquer pessoa adquire uma ave ou outro animal silvestre sem origem documentada, acaba por incentivar a retirada de filhotes e também animais adultos da natureza, além de estar cometendo um crime. É importante que o cidadão brasileiro preste atenção aos locais de comércio destes animais, já que barracas na rua ou beira de estrada não estão autorizadas pelo IBAMA. As lojas e criadouros autorizados possuem os animais cadastrados junto ao órgão e todos os espécimes são nascidos e criados em cativeiro, nunca coletados na natureza.

Uma dica importante é conferir se o número marcado é conferir se o número marcado na anilha do animal confere com o que está informado na nota fiscal de compra, já que a penalidade para quem compra animais silvestres de forma irregular é a mesma de quem vende. A pena pode atingir um ano de detenção, multa e apreensão do animal.

Várias espécies de animais, no entanto, já são consideradas como 'de estimação' e, portanto, não precisam ser adquiridas de criadouros legalizados, como é o caso de Canários, Calopsitas, Periquitos, Hamsters, Chinchilas entre outros.

Os criadores legalizados, responsáveis e conscientes, também têm interesse no combate ao tráfico de animais, já que consideram dever de todos minimizar o sofrimento de qualquer animal. Além disso, oferecem oportunidade àqueles que gostariam de ter um silvestre com procedência legal.

Para mais informações sobre a criação legal de animais silvestres, sugerimos acessar o site do IBAMA.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Confira dicas de manejo e nutrição no Guia Tartarugas Aquáticas - Curiosidades e Cuidados
Dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

Pergunte ao Dr. Fala

pergunte ao dr fala

Tire dúvidas sobre manejo, cuidados, alimentação e saúde de seu pet.

Saiba mais

Produtos Relacionados



Já curtiu?

subir