repteis Reptéis

jabuti

alimentação de jabutis

alimentação de jabutis

by dr fala Dr. Fala

1374 post view

1 curtiram

Os Jabutis apresentam hábito alimentar onívoro, predominantemente herbívoro, ou seja, o requerimento proteico não é elevado. Diversos autores estudaram as exigências nutricionais dos Jabutis e definiram que a necessidade de proteína na dieta é de aproximadamente 13 %.

A dieta pode ser composta exclusivamente por alimentos naturais, como frutas, verduras e ovo, mas precisa ser criteriosamente calculada por profissional biólogo, zootecnista ou veterinário especializado em nutrição. O excesso e a falta de nutrientes sobrecarregam os órgãos, interferem na resposta imunológica, diminuem a qualidade e expectativa de vida do Jabuti. Ao utilizar este tipo de dieta é importante garantir o aporte de vitaminas com a utilização de Labcon Reptovit, um suplemento vitamínico específico para répteis.

De forma prática e segura, pode-se utilizar exclusivamente Alcon Club Répteis Jabuti, uma ração balanceada específica para os Chelonoidis sp., que atende completamente suas necessidades nutricionais. Frutas e outros vegetais podem ser oferecidos em pequenas quantidades, como petiscos, duas vezes por semana, sem prejudicar o balanceamento da dieta. Para facilitar esta diversificação na dieta, utilize Alcon Club Répteis Legumes e Frutas, alimento natural e saudável, formado por uma variada combinação de legumes e frutas desidratadas.

Os alimentos Alcon Reptolife Baby e Alcon Club Reptolife não são indicados para Jabutis, pois foram desenvolvidos para atender as necessidades nutricionais das tartarugas aquáticas, que apresentam hábito alimentar muito distinto. O aporte proteico seria muito maior do que o requerido, podendo gerar problemas nos rins, fígado e metabólicos em geral. 

Rações de cães e gatos também não servem para a alimentação dos Jabutis. O desbalanço nutricional afeta o sistema imunológico do animal, tornando-o susceptível ao desenvolvimento de doenças.

 


Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir