repteis Reptéis

cuidados

a importância de ter um animalzinho

a importância de ter um animalzinho

by dr fala Dr. Fala

309 post view

14 curtiram

Conviver com um animalzinho é aprender a conviver com sentimentos que fazem parte de nossa vida. Crianças podem ser estimuladas a conviver com alguns sentimentos desde cedo, como o amor, o carinho e o medo. Um pet, como cão, gato, coelhinho, hamster e passarinho, são muitos sinceros quanto aos seus sentimentos. O animal não disfarça o que está sentindo. Se você é hostil ou agressivo, ele se sente ameaçado e foge. Se você é delicado e carinhoso ele se aproxima para receber carinho. Esses comportamentos auxiliam as crianças a terem noção dos seus atos e suas consequências. Sem dizer também que com um pet a criança pode compreender o ciclo da vida.

Conviver com um animal de estimação é, no mínimo, gratificante, pois só o fato da criança observar e acaricia-lo traz experiências mágicas. Além de estimular o tato, a visão, melhorar a sua coordenação motora e o senso de responsabilidade.

Para uma criança é uma alegria quando chega a hora de cuidar do seu amiguinho, dar comida, água, limpar gaiolas, trocar serragens. Ao lidar com seus pets as crianças projetam os cuidados que os pais têm com ela. É semelhante ao que fazem com os bonecos e brinquedos, só que os animaizinhos reagem. As crianças se sentem importantes ao cuidar dos seus bichinhos, e isso é muito bom para o fortalecimento de sua autoestima. O que não podemos esquecer é que devemos dosar as responsabilidades. Uma criança não está pronta para assumir sozinha a grande responsabilidade que é cuidar de um pet. Esta é uma tarefa que os pais e responsáveis devem assumir junto com a criança.

Sempre haverá um pet que se encaixe perfeitamente em sua família, seja ele um coelhinho, hamster, pássaro ou até mesmo um peixinho. A Alcon auxilia você a cuidar do seu Pet, desenvolvendo produtos de excelente qualidade com muito amor!

Nunca esqueça que seu pet não é um brinquedo. Devemos respeitar seus momentos de descanso, sono, alimentação e os dias de estresse.

Autor: Elcio Furlan, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Confira dicas de manejo e nutrição no Guia Tartarugas Aquáticas - Curiosidades e Cuidados
Dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

Pergunte ao Dr. Fala

pergunte ao dr fala

Tire dúvidas sobre manejo, cuidados, alimentação e saúde de seu pet.

Saiba mais

Produtos Relacionados



Já curtiu?

subir