repteis Reptéis

alimentação e nutrição

tartaruga não come

tartaruga não come

by dr fala Dr. Fala

889 post view

1 curtiram

É normal as tartarugas diminuírem a frequência alimentar em baixas temperaturas, mas nunca ficam longos períodos (semanas) sem se alimentar. Nesta situação elas provavelmente morreriam. Para que sua tartaruga volte a comer, sugerimos:

1. Eleve a temperatura da água para 25°C, utilizando aquecedores com termostato nos dias frios
2. Forneça banhos de sol diários ou coloque lâmpadas específicas para répteis no aquaterrário. É importante deixar uma área sem iluminação, para o animal se abrigar da luz em algum momento. A iluminação deve ficar ligada por no mínimo 6 horas
3. Ofereça somente a ração balanceada para a espécie Alcon Club ReptoLife Baby. Antes de oferecer este alimento pingue o suplemento Labcon Reptovit, sobre ele.

A temperatura corporal das tartarugas, jabutis e outros répteis, conhecidos como animais de sangue frio, varia conforme a do ambiente. A temperatura é responsável por ativar e manter as funções vitais do organismo: respiração, batimento cardíaco e metabolismo em geral. Sendo assim, a diminuição das atividades destes animais vai ser proporcional à queda na temperatura. Em períodos frios, eles entram em um estado de sonolência e inatividade, onde as funções vitais são reduzidas ao necessário para sobrevivência. Em períodos quentes, as funções vitais são otimizadas, consequentemente os animais se movimentam e comem mais.

A hibernação é um recurso comum aos répteis e outros animais para que possam suportar períodos onde as condições climáticas, em especial a temperatura, não são favoráveis ao seu desenvolvimento. Neste caso, as tartarugas cessam a movimentação e consequentemente a alimentação. Quando o inverno é mais ameno, as tartarugas não chegam efetivamente a hibernar, apenas diminuem o metabolismo vindo a se alimentar e movimentar menos. Para manter a tartaruguinha ativa durante o ano todo utilize aquecedores de água específicos para aquaterrários.

Com o término do inverno e a elevação da temperatura, as tartarugas aumentam novamente seu metabolismo, passam a se movimentar mais e precisam 'recuperar o tempo perdido' em termos de alimentação. É nesta hora que não se pode descuidar com a qualidade e quantidade de alimento. Ofereça os alimentos desenvolvidos para atender as necessidades nutricionais das tartarugas: Alcon ReptoLife Baby e Alcon Club ReptoLife.

Como petisco ofereça Alcon Club Gammarus, pequenos camarões que as tartarugas adoram. Este produto não deve ser utilizado como alimento de manutenção por não ser uma ração balanceada completa, como Alcon Club ReptoLife ou Alcon ReptoLife Baby.

Confira dicas de manejo e nutrição no Guia Tartarugas Aquáticas - Curiosidades e Cuidados
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir