peixes Peixes

qualidade da água

espuma na água

espuma na água

by dr fala Dr. Fala

549 post view

1 curtiram

As bolhas, semelhante a espuma, normalmente são decorrentes de excesso de compostos nitrogenados (amônia e nitrito). Estes compostos ocorrem de forma natural no aquário, em função da quebra da matéria orgânica: fezes, sobras de alimento, superpopulação, etc.

Quando o aquário esta em equilíbrio as bactérias nitrificantes controlam estes compostos, no entanto quando há qualquer tipo de alteração na água (mudança de temperatura, pH, trocas de água, etc) ocorre um desequilíbrio na população de bactérias e consequentemente possíveis picos de amônia e nitrito.

O problema existente nos altos níveis desses compostos é a toxicidade dos mesmos, o impedimento da fixação do oxigênio e a depressão do sistema imunológico dos peixes. Por este motivo, estes parâmetros devem ser avaliados semanalmente, junto com o pH, através dos testes: Labcon Test Amônia Tóxica Água Doce e Labcon Test Nitrito.

Para solucionar esta situação verifique se o substrato está saturado, o que torna a decomposição deste material menos eficiente, e realize uma troca parcial de água (no máximo 25% do volume total de água) com sifonagem de fundo. Não esqueça de aplicar Labcon Protect Plus na água que será introduzida no aquário, para neutralizar o cloro e outros metais pesados. Outro cuidado que deve ser tomado é analisar os níveis destes compostos na fonte de água utilizada. Caso necessário troque a fonte de água.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir