peixes Peixes

qualidade da água

controle de algas

controle de algas

by dr fala Dr. Fala

850 post view

Para controlar as algas em lagos ornamentais, use Labcon Garden Anti Algas para matar as algas e Labcon Garden Cristal para aglutinar as algas mortas e partículas em suspensão para que sejam captadas pelo sistema de filtragem mecânico. Caso seu lago não possua um sistema de filtragem mecânico eficiente, a matéria orgânica (algas mortas, fezes, resto de ração não consumida, folhas, entre outras) permanecerá no lago servindo de nutrientes para formação de novas algas.

Labcon Garden Anti Algas  deve ser aplicado com os sistemas de filtragens desligados, nos períodos mais quente e ensolarado do dia. Distribua a dose calculada por toda a superfície do lago, lançando-a diretamente sobre a água, sem prévia diluição, pois o produto é ativado ao contato com a água. Após cerca de uma hora, aplique Labcon Garden Cristal, deixe agir por aproximadamente 30 minutos e ligue o sistema de filtragem mecânica. As algas mortas fixas as paredes e pedras devem ser retiradas manualmente.

O tempo de tratamento depende do grau de eutrofização (concentração de microalgas) da água. A aplicação do anti algas e cristal, na presença de filtro mecânico, deve ser realizada a cada 48 h até a retomada da transparência da água. Dependendo do grau de eutrofização da água serão necessárias mais de seis aplicações dos produtos.

A eficiência do tratamento e a permanência de boas condições da água para os peixes dependem da completa remoção das algas mortas. Caso contrário, as algas mortas e matéria orgânica livre servirão de nutrientes para a proliferação de novas algas. A remoção destas partículas diminutas ocorre de forma efetiva com o uso de um sistema de filtragem mecânica.

A utilização de macroalgas e plantas aquáticas auxiliam na clarificação da água, por competirem com as microalgas pelos mesmos nutrientes. Porém, é essencial que o substrato seja bem vedado, caso contrário haverá o fornecimento constante de nutrientes, o que dificultará o controle das microalgas. Labcon Garden Anti Algas e Labcon Garden Cristal não apresentam toxicidade aos peixes e plantas, quando utilizados nas doses recomendadas.

Lembre-se que do mesmo modo que em um aquário, a qualidade da água do lago deve ser monitorada constantemente, visto que alterações no pH e excesso de amônia e nitrito, podem levar os peixes à morte. Os principais parâmetros a serem analisados são o pH, a dureza em carbonatos e os compostos nitrogenados (amônia e nitrito). A verificação da dureza em carbonatos é importante, pois indica a maior ou menor tendência em variar o pH da água, que é um parâmetro fundamental para a saúde dos peixes. Já a verificação dos níveis dos compostos nitrogenados é necessária para verificar a eficiência do sistema de filtragem ou a indicação da necessidade de trocas parciais de água. Além disso, estes compostos em excesso, são extremamente tóxicos aos peixes. A amônia e o nitrito são decorrentes da degradação da matéria orgânica (restos de ração, fezes dos peixes e outros) e nutrientes para a formação das algas.

Leia também o guia especifico sobre montagem e manutenção de lagos de jardim: Lagos de Jardim, um Convite à Contemplação.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir