peixes Peixes

qualidade da água

como montar um aquário

como montar um aquário

by dr fala Dr. Fala

284 post view

Encantou-se com a beleza de um aquário e agora quer ter um em casa? Atualmente o aquarismo é um dos passatempos mais educativos e interativos que encanta milhares de pessoas ao redor do mundo. Ao contrário da ideia ultrapassada de que aquário dá muito trabalho, este hobby evoluiu muito nos últimos anos e hoje temos uma grande variedade de equipamentos e produtos que tornaram a atividade extremamente fácil e acessível para todos os públicos, derrubando definitivamente algumas dificuldades do passado.

A escolha do aquário
Primeiramente, precisamos escolher o tamanho do aquário de acordo com os peixes que irão habitá-lo, levando em conta a quantidade, tamanho e compatibilidade. Aquários grandes são de mais fácil manutenção e proporcionam maiores chances de sucesso do que aquários pequenos. Isto acontece porque em maior volume de água é mais fácil alcançar e manter o equilíbrio biológico. O local para montagem deve ser arejado e não pode receber luz solar direta, a fim de evitar problemas de proliferação excessiva de algas.

Componentes e equipamentos Depois da escolha do tamanho do display (vidro), é hora de selecionar seu hardscape (componentes), ou seja, substrato de fundo e decoração. Para o substrato prefira cascalhos naturais de fundo de rio com granulometria média, pois propiciam um ambiente melhor para a proliferação de bactérias benéficas e fixação de plantas. Quanto à decoração, pode-se utilizar troncos, rochas, plantas e ornamentos artificiais. Fique atento para que seu substrato e decoração não alterem a qualidade da água ou afetem a saúde dos peixes. Os troncos podem acidificar e tingir a água, assim como algumas rochas tendem a deixar o pH mais alcalino.

O filtro é o equipamento mais importante do aquário, pois é ele que realiza a filtragem mecânica, química e biológica. Ele deverá possuir a capacidade de circular de seis a dez vezes o volume total de litros por hora. O termostato possui a função de manter a temperatura da água constante e evita mudanças bruscas que afetam diretamente o metabolismo dos peixes. Este componente aquece a água até a temperatura ideal desejada, que é de 26ºC a 28ºC para peixes tropicais por exemplo. Utilize também um termômetro para verificar se o termostato está trabalhando corretamente. A iluminação é responsável por realçar e destacar toda beleza dentro do aquário, além de ser indispensável para o crescimento das plantas. Use lâmpadas especiais ou luminárias específicas para aquários, com uma proporção de potência aproximada de 1 watt por litro. O período de iluminação do aquário deve ser de 10 a 12 horas diárias.

Montagem e soltura dos peixes
Posicione o aquário sobre o móvel escolhido, colocando uma placa de isopor para corrigir possíveis diferenças na superfície do móvel. Lave todos os componentes e equipamentos em água corrente para retirar impurezas e os introduza no aquário sem ligá-los. Encha o aquário, preferencialmente com água de torneira, ligue os equipamentos e aplique Labcon Protect Plus, na proporção de duas gotas por litro, para neutralizar o cloro e metais pesados da água. O próximo passo é ter paciência, pois devemos esperar cerca de 30 dias antes de colocar os peixes, de modo a permitir que as bactérias benéficas colonizem os espaços do aquário.

Depois de devidamente ciclado, o aquário está pronto e preparado para receber seus novos habitantes. A escolha dos peixes deve ser muito criteriosa, levando em consideração a capacidade do aquário, a compatibilidade entre as espécies e sua resistência. Após serem adquiridos na loja precisam passar pelo processo de aclimatação ainda na embalagem de transporte, para se acostumarem com a temperatura e demais parâmetros da água. A fim de evitar a introdução de microrganismos patogênicos no aquário, utilizamos o Labcon Clean para desinfecção dos novos peixes e plantas, adicionando uma gota para cada 200 ml de água na embalagem de transporte. Depois de 20 a 30 minutos os peixes já podem ser retirados da embalagem com o auxílio de uma redinha para então serem introduzidos em seu novo lar. A água da embalagem deve ser descartada, porque esse produto não pode ser aplicado diretamente na água do aquário.

Manutenção
De maneira geral, manter uma boa qualidade de água significa possuir peixes saudáveis. Por isso, avalie semanalmente os parâmetros da qualidade de água (pH, KH, amônia, nitrito) com os produtos da linha Labcon e realize as chamadas TPAs (troca parcial de água, cerca 30% do volume total) com sifonagem de fundo, para renovar a água do seu aquário e impedir que alguns compostos se acumulem e cheguem a níveis tóxicos para os organismos.

Seguindo essas e outras dicas você pode trazer de modo fácil e prazeroso, um pedaço da natureza para dentro de sua casa, escritório ou estabelecimento comercial.

Publicado na Revista VetShare - nº 65 - Maio 2020
Autor: Anderson Kassner Filho, Biólogo
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir