peixes Peixes

qualidade da água

Água alcalina: como baixar o ph

Água alcalina: como baixar o ph

by dr fala Dr. Fala

745 post view

1 curtiram

Quando a água do aquário possui uma forte tendência alcalinizante é necessário medir, além do pH, a dureza em carbonatos, com o teste Labcon Test Dureza em Carbonatos KH.

A dureza em carbonatos da água ou alcalinidade funciona como um indicador da estabilidade do pH, ou seja, quanto maior o KH, mais estável será o pH. Esta situação ocorre devido ao fato de apresentarem os carbonatos e bicarbonatos um efeito tamponador, evitando assim, alterações bruscas do pH da água. Nestes casos somente a correção do pH com o acidificante, Labcon Acid, não resolve o problema, é necessário eliminar ou diminuir drasticamente as fontes alcalinizadoras e continuar monitorando o pH com bastante freqüência até que o mesmo se mostre mais estável e os testes possam ser feitos mais espaçadamente.

As fontes alcalinizadoras mais comuns são: substrato de fundo, pedras, conchas ou corais marinhos. Avaliar a fonte de água é igualmente importante, águas provenientes de poços normalmente apresentam elevados níveis de dureza em carbonatos. Neste caso, o ideal seria passar a utilizar no aquário água proveniente da rede de tratamento, retirando o cloro com Labcon Protect Plus.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala

Confira mais informações no vídeo:


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir