peixes Peixes

manutenção de aquários

qual o tamanho mais adequado para um aquário?

qual o tamanho mais adequado para um aquário?

by dr fala Dr. Fala

531 post view

A escolha do tamanho do aquário dependerá de fatores como espaço disponível, quantidade e tamanho dos peixes que irão habitar o aquário e quanto você pretende investir na aquisição. Porém, existe uma regra fundamental que todos os iniciantes na aquariofilia devem saber: aquários grandes são de mais fácil manutenção e proporcionam chances de sucesso bem maiores que aquários pequenos.

Isto acontece porque em maior volume de água é mais fácil alcançar e manter o equilíbrio biológico. As variações na qualidade da água são menos intensas e frequentes. Por tanto, pense bem antes de se decidir pelo tamanho do aquário.

O ideal é iniciar com tamanhos que comportem cerca de 80 a 100 litros. Isto não impede que você tenha sucesso com aquários menores, bastando apenas efetuar um acompanhamento mais frequente.

Evite aquários com altura superior a 80 centímetros. Modelos muito altos dificultam a limpeza e manutenção, além de não proporcionarem boas condições de iluminação.

A espessura do vidro utilizado na confecção do aquário tem de ser condizente com o seu tamanho. Os fabricantes confiáveis já oferecem aquários com espessura de vidro suficiente para suportar a pressão exercida pelo volume de água. Desconfie de aquários grandes com vidro de pouca espessura. Eles podem romper quando cheios, causando sérios transtornos.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir