peixes Peixes

lagos de jardim

algas em lagos de jardim

algas em lagos de jardim

by dr fala Dr. Fala

449 post view

4 curtiram

Os lagos de jardim estão sujeitos à formação excessiva de algas, já que apresentam as condições básicas para sua proliferação, ou seja, presença de matéria orgânica (nutrientes para as algas) e intensa incidência luminosa. Além de desequilibrarem as condições do ambiente, as algas em excesso prejudicam a transparência da água, tornando impraticável o principal propósito do lago, que é a admiração dos belos exemplares que o habitam.

Lagos com baixa proliferação de algas apresentam variações leves nos diversos parâmetros de qualidade da água, porém os lagos eutrofizados, ou seja, com alta proliferação de algas, podem apresentar grandes variações nos níveis de amônia, nitrito, oxigênio e pH. Estas alterações podem estar ligadas diretamente á morte dos peixes.

A preocupação em relação às ações de prevenção e combate à proliferação de algas deve ser constante. Diversas medidas podem ser tomadas para reduzir a disponibilidade de nutrientes nos lagos, consequentemente, auxiliar em sua manutenção:
- Utilizar somente rações de qualidade e alta digestibilidade
- Não alimentar os peixes em excesso<
- Manter a população do lago condizente com seu tamanho
- Usar e manter sistemas de filtragem eficientes
- Manter plantas aquáticas que aumentam a área sombreada e competem com as algas pelos nutrientes. Essas plantas podem ser flutuantes, como o Aguapé e o Alface D'Água, ou quando possível, plantadas no fundo ou em vasos, como a Ninfeia.

A garantia de águas cristalinas em lagos ornamentais é conseguida com os produtos Labcon Garden. O algicida granular Labcon Garden AntiAlgas combate com muita eficiência uma grande variedade de algas, tanto filamentosas como microalgas livres (água verde), agindo por contato com efeito imediato. Logo após o uso do algicida deve-se aplicar Labcon Garden Cristal, para aglutinar as algas mortas e partículas em suspensão, para que sejam mais facilmente recolhidas pelo sistema de filtragem. A eficiência do tratamento e a permanência de boas condições de água para os peixes dependem da remoção das algas mortas por um sistema de filtragem eficiente. Caso contrário, resultará em excesso de matéria orgânica no lago, que pode ser prejudicial à qualidade da água e servirá como nutriente para a proliferação de novas algas.

O tratamento com Labcon Garden AntiAlgas e Labcon Garden Cristal pode ser realizado na manutenção, semanalmente, para evitar a proliferação de algas. Em caso de lagos eutrofizados, ou seja, turvos e esverdeados pela grande concentração das microalgas, o tratamento deve ter continuidade até a retomada da transparência da água. Labcon Garden Antialgas atua ainda na redução do mau cheiro e no aumento do oxigênio disponível na água. Labcon Garden Cristal também age com muita eficiência na recuperação da transparência de águas que tenham se tornado turvas por outros motivos, como excesso de alimento ou problemas de filtragem.

Além de garantir água cristalina, os produtos Labcon Garden não oferecem riscos aos peixes e plantas aquáticas, são totalmente biodegradáveis, não deixam resíduos e não contaminam o meio ambiente.

Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir