peixes Peixes

doenças

medicamentos afetam a biologia do aquário?

medicamentos afetam a biologia do aquário?

by dr fala Dr. Fala

1131 post view

1 curtiram

Os medicamentos Labcon Ictio e Labcon Aqualife são parasiticidas (germicida) e fungicida de amplo espectro. Apesar de não terem ação direta sobre as bactérias nitrificantes, elas podem ser afetadas. No entanto, o padrão de renovação destas colônias bacterianas é rápido, não havendo problemas significativos com o aumento de amônia e nitrito.

O medicamento Labcon Bacter é um bactericida, desta forma, atua diretamente sobre as bactérias que causam a doença e as bactérias nitrificantes. Durante o tratamento com Labcon Bacter os níveis de amônia e nitrito devem ser avaliados diariamente, pois podem ocorrem picos destes compostos. O tratamento deve ser realizado preferencialmente em aquários hospitais, para evitar o comprometimento da biota e dos peixes saudáveis.

Utilize somente os medicamentos indicados para o tratamento da doença que o seu peixe apresenta. Quer saber qual doença o seu peixe tem? Siga o Diagrama de Doenças.

Para prevenir a incidência de doenças em seus peixes, alimente-os diariamente com Alcon Guard Allium, Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal. Estes são alimentos funcionais que auxiliam na prevenção de doenças, quando utilizados junto com os medicamentos otimizam o tratamento.

Além da alimentação, para prevenir doenças é fundamental manter os parâmetros de qualidade da água (pH, temperatura, amônia e nitrito) estáveis, e nos níveis ideais para as espécies cultivadas. Variações bruscas em qualquer destes parâmetros, bem como, valores inadequados as espécies cultivadas, estressam os peixes, alteram o seu metabolismo e diminuem a sua resistência imunológica, podendo levá-los a morte. Falta de oxigênio, bem como o excesso de amônia e nitrito, matam os peixes por asfixia.

Outra forma de prevenir a introdução de patógenos no aquário é utilizando Labcon Clean, no saco de transporte dos peixes e na lavagem dos objetos e plantas que serão introduzidos no aquário.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir