peixes Peixes

doenças

furunculose

furunculose

by dr fala Dr. Fala

294 post view

As úlceras normalmente ocorrem em decorrência de infecções por Aeromonas salminicida. Esta doença é denominada Furunculose. O agente causador dessa doença é uma bactéria que destrói o tecido em redor do ponto de infecção. No início, surgem manchas vermelhas, dando a impressão de ferimentos, depois há o aparecimento de bolhas de pus e sangue. A seguir, essas bolhas se abrem, havendo formação de úlceras (o pus liberado pode contaminar os outros peixes). O tratamento recomendado para Furunculose é o bactericida Labcon Bacter associado ao Labcon Aqualife, seguindo as indicações da bula. Caso os sintomas não regridam, permaneça usando Labcon Aqualife, mas faça um intervalo de 15 dias na utilização de Labcon Bacter.

Após este período, se os sintomas não tiverem regredido, retorne a usar Labcon Bacter associado ao Labcon Aqualife por mais 5 dias, e assim sucessivamente.

Para aumentar a eficácia do tratamento sugerimos alimentar os peixes com Alcon Guard Allium, um alimento completo, em flocos, para peixes ornamentais. Com variada formulação e a presença de alho entre seus componentes, é indicado para a manutenção rotineira do aquário e especialmente para a nutrição de peixes acometidos de doenças de origem bacteriana, em tratamento com Labcon Bacter. Apresenta enzimas digestivas e prebióticos, que favorecem o desenvolvimento da flora intestinal benéfica, melhorando o aproveitamento dos nutrientes. Este alimento, quando oferecido para peixes saudáveis, auxilia na prevenção de doenças bacterianas. Sugerimos ainda, tratar os peixes infectados em um aquário hospital, pois o pus liberado pode contaminar os peixes saudáveis.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir