peixes Peixes

doenças

argulose ou piolho de peixe

argulose ou piolho de peixe

by dr fala Dr. Fala

1210 post view

2 curtiram

A argulose é uma doença ectoparasitária, causada pelo Argulus sp., também conhecido como "Piolho de Peixe". Em geral estes parasitas não causam diretamente a morte dos peixes, apesar de em caso de grandes infestações, debilitarem bastante os animais.

Antes de iniciar o tratamento, você deve avaliar se todos os parâmetros de qualidade da água (pH, temperatura, amônia e nitrito) estão nos níveis ideais para a espécie criada. Se houver uma alteração, corrija antes de aplicar o medicamento.

O tratamento consiste na retira da manual dos parasitas do corpo dos peixes com o auxílio de uma pinça. Depois disso, deve-se proceder o tratamento da água com Labcon Ictio para eliminar as formas intermediárias do parasita. Além disso, é importante utilizar Labcon Aqualife como auxiliar no tratamento, a fim de evitar a infestação por fungos nas lesões causadas pelos parasitas. Lembre-se que estes medicamentos possuem o inconveniente de manchar a água, sendo necessário um bom filtro externo (mecânico) para ir melhorando a coloração em alguns dias. O tratamento é dificultado se existirem macroalgas ou plantas aquáticas, já que os ovos de Argulus são depositados nestes locais.

Para aumentar a eficácia do tratamento alimente os peixes doentes com Alcon Guard Herbal, um alimento funcional que contêm alecrim, sálvia, hortelã e alho, que auxilia no tratamento de doenças parasitárias. Quando este alimento é oferecido à peixes sadios ele atua como preventivo, além de reforçar o sistema imunológico dos peixes.

As trocas de água durante o tratamento de doenças parasitárias devem ocorrer sempre antes de aplicar a nova dose do medicamento Labcon Ictio. É fundamental que durante a TPA seja realizada também a sifonagem de fundo. Lembre-se de utilizar Labcon Anticlor para neutralizar o cloro da água que será introduzida, pois o Labcon Protect Plus inibe a ação deste medicamento.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir