Os alimentos devem respeitar não só as exigências nutricionais das espécies, mas também seus hábitos alimentares. Cascudos, Coridoras e Botias são exemplos de peixes com a boca virada para baixo, adaptada à coleta dos alimentos ao fundo. Peixes como Acará Disco e Acará Bandeira têm a boca voltada para frente, preferindo captar alimentos à meia altura, na coluna de água. Algumas espécies têm a boca virada para cima, facilitando a coleta de alimentos à superfície. É o caso dos peixes Borboleta, Guppy e Espada.
É recomendável usar diferentes tipos de ração pra a manutenção de aquários comunitários. Para os peixes que comem na superfície existem opções de rações em flocos ou granuladas flutuantes. Há rações compactas que afundam rapidamente e servem de refeição para os habitantes do fundo. Já para aqueles que comem na meia altura, existem algumas rações cujas partículas afundam lentamente, facilitando a captura por essas espécies.
Lembre-se: a quantidade de ração fornecida é outro fator muito importante, pois os peixes precisam estar bem alimentados, mas não deve haver sobra, para não prejudicar a qualidade da água.
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala
Tire dúvidas sobre manejo, cuidados, alimentação e saúde de seu pet.
Saiba mais