peixes Peixes

alimentação e nutrição

alimentação: cuidado fundamental para saúde dos peixes

alimentação: cuidado fundamental para saúde dos peixes

by dr fala Dr. Fala

459 post view

1 curtiram

A qualidade da alimentação é a base para a vida saudável de qualquer pet. Com os nutrientes que compõem o alimento, o corpo mantém o funcionamento de seus órgãos vitais e proporciona condições para o desenvolvimento e a reprodução.

Os alimentos são compostos por diferentes nutrientes, todos com funções específicas importantes para o organismo dos peixes. Os aminoácidos, que são a base da formação das proteínas, são responsáveis pelo desenvolvimento e regeneração de tecidos, como músculos, ossos, pele e órgãos internos. Não só a quantidade de proteína é importante, mas a sua qualidade, que é traduzida pelo balanço de aminoácidos. A qualidade e o correto balanceamento dos ingredientes determinarão essa qualidade. A gordura e seus ácidos graxos são importantes para a formação da parede celular, que determina o crescimento, e também como fonte de energia.

As vitaminas atuam como ativadores enzimáticos em processos metabólicos diversos, além de suas ações fisiológicas específicas essenciais ao crescimento, reprodução e saúde. Peixes alimentados com dieta carente em vitaminas apresentam precário funcionamento do fígado, rins e outros órgãos, problemas na pele e olhos, além de redução no desenvolvimento. Os minerais colaboram na formação de ossos e dentes, no metabolismo energético e na transmissão de impulsos nervosos. Também são componentes de hormônios e sais biliares. A deficiência de minerais acarreta fragilidade de ossos, diminuição da resistência às doenças e desenvolvimento lento.

Para peixes mantidos em aquários e lagos, a manutenção dos peixes depende da alimentação que lhes é oferecida. Há, portanto, não só a necessidade, mas a responsabilidade de se fornecer alimentos balanceados adequados às espécies.

Como é grande a diversidade de peixes ornamentais, as exigências nutricionais são muito distintas entre diferentes tipos de peixes. Exemplares de hábito natural carnívoro, como Oscar e Betta, necessitam alimentos com elevado teor de proteína e compostos por ingredientes de origem animal. Essas características são encontradas nos alimentos Alcon Canívoros e Alcon Mini Betta. Espécies como Platy, Molinésia e Kinguio, que tem na natureza uma dieta onívora, com boa parte da alimentação composta por algas e microalgas, têm uma exigência menor em termos de proteína: Alcon Spirulina e Alcon Neon são exemplos de alimentos que garantem as necessidades dessas espécies.

Os alimentos devem respeitar não só as exigências nutricionais das espécies, mas também seus hábitos alimentares. É possível observar que os peixes apresentam bocas em diferentes formatos e posições, de acordo com a adaptação às condições de alimentação em seus ambientes de origem. Cascudos, Coridoras e Botias são exemplos de peixes com a boca virada para baixo, adaptadas à coleta dos alimentos ao fundo. Peixes como Acará Disco e Acará Bandeira têm a boca voltada para frente, preferindo captar alimentos à meia altura, na coluna de água. Algumas espécies têm a boca virada para cima, facilitando a coleta dos alimentos à superfície. É o caso dos peixes Borboleta, Guppy e Espada.

Como em sua maioria os aquários são comunitários, por abrigarem diferentes espécies de peixes, é preciso ter cuidado com a escolha dos alimentos a serem oferecidos. Para os peixes que comem na superfície existem alimentos em flocos, como Alcon Basic e Alcon Colours, ou granuladas flutuantes, como Alcon Neon e Alcon Goldfish Crescimento. Há também alimentos compactos como Alcon Bottom Fish, que afundam rapidamente e servem de refeição para os habitantes do fundo. É recomendável, portanto, usar simultaneamente diferentes tipos de alimento para a manutenção de aquários comunitários.

Para que se tenha garantia nutricional, é fundamental atentar para a qualidade dos alimentos, escolhendo sempre embalagens rotuladas e lacradas. Rações fracionadas e vendidas em pacotinhos sem rótulo são de procedência no mínimo duvidosa e são responsáveis pelas doenças nutricionais, além de comprometerem a qualidade da água. Como se diz, é o barato que sai caro.

A Alcon possui uma grande diversidade de alimentos para peixes ornamentais, que combinam uma grande variedade de ingredientes criteriosamente selecionados. As formulações são enriquecidas com suplementos balanceados de vitaminas e minerais, garantindo o fornecimento em doses corretas até mesmo dos micronutrientes. Não contém corantes artificiais, o que representa mais saúde para os peixes e água mais cristalina. Fruto de modernas técnicas biotecnológicas de nutrição, apresentam os destaques:

- Prebiótico: Estimula a resposta imunológica, aumentando a resistência às doenças.
- Enzimas digestivas: Melhoram a eficiência no aproveitamento dos nutrientes, com redução de resíduos. Aumentam a energia metabolizável.
- Minerais orgânicos quelatados: Maior biodisponibilidade dos nutrientes minerais ao organismo dos peixes.
- Vitaminas estabilizadas, como a vitamina C protegida, reforçam as defesas, assim como o ácido graxo polinsaturado Ômega 3, proveniente dos componentes naturais do ambiente marinho.

A quantidade de alimento fornecido é outro fator muito importante, pois os peixes precisam estar bem alimentados, mas não deve haver sobra, para não prejudicar a qualidade da água. Como cada aquário apresenta uma situação diferente, a quantidade necessária precisa ser definida pelo aquarista. Para os iniciantes, recomenda-se testar pequenas quantidades, obedecendo à regra dos cinco minutos, ou seja, a cada refeição, todo a alimento fornecido deve ser consumido em até cinco minutos. Ocorrendo sobras a quantidade deve ser diminuída. Os peixes devem preferencialmente ser alimentados duas ou três vezes ao dia, ao invés de uma única vez.

Ao escolher o tamanho das embalagens de alimento, deve-se prever o consumo em no máximo um mês. Quando as embalagens são muito grandes e ficam em uso por muito tempo, estão sujeitas à ação do tempo ou mesmo ao manuseio inadequado. Assim vão perdendo a qualidade e podem até deteriorar-se.

Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir