peixes Peixes

alimentação e nutrição

a importância dos probióticos e prebióticos

a importância dos probióticos e prebióticos

by dr fala Dr. Fala

511 post view

PROBIÓTICOS
O termo Probiótico deriva do grego e significa "pró-vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida". Probióticos são microrganismos, ativos apenas no intestino, que afetam beneficamente quem consome, inibindo o crescimento da flora patogênica, além de estimularem o sistema imunológico.

Os aditivos probióticos podem ser compostos por microrganismos de uma única espécie ou por várias espécies. Os microrganismos mais utilizados em aditivos probióticos atualmente são: Lactobacilos (L. acidophilus, L. casei, L. rhamnosus, L. reuteri, L. plantarum); Bifidobactéria (B. longum, B. bifidum, B. breve, B. infantis); Coccos Gram-positivos (Lactococcus lactis, Enterococcus faecium); Leveduras (Saccharomyces cerevisiae, S. boulardii) e Fungos (Aspergillus orizae).

Benefícios dos Probióticos
✔ Inibem o crescimento de microrganismos patogênicos
✔ Previnem e auxiliam o tratamento de infecções intestinais
✔ Estimulam o sistema imunológico, o que previne o desenvolvimento de doenças
✔ Melhora a absorção dos nutrientes

Mecanismos de Inibição de Patógenos
✔ Bloqueiam a aderência dos patógenos às paredes intestinais
✔ Diminui o pH intestinal, tornando o meio inadequado para sobrevivência dos patógenos
✔ Competem pelos nutrientes, o que diminui a quantidade de nutrientes disponíveis para o crescimento dos patógenos
✔ Produzem compostos antimicrobianos que inibem o crescimento de patógenos
✔ Estimulam a atividade dos macrófagos, células de defesa que fagocitam (digerem) os patógenos

PREBIÓTICOS
São polímeros orgânicos, fibras, não digeríveis por quem consome, que estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de bactérias benéficas (Probióticos), por competição. Os microrganismos patogênicos não conseguem aproveitar os prebióticos e por isso o seu crescimento fica comprometido frente ao desenvolvimento aditivado da flora benéfica.

Existem vários aditivos prebióticos no mercado. Os mais utilizados são: oligossacarídeos (mananoligosacarídeos, fruto-oligossacarídeos), inulina, rafinose e estaquiose.

A Alcon, sempre pensando na saúde dos pets, utiliza Prebióticos em muitas de suas rações. Como os Probióticos são muito sensíveis às altas temperaturas, morreriam se fossem colocados nas rações extrusadas e floculadas, por este motivo são adicionados apenas nas Papas para Filhotes e Farinhadas. A Alcon também possui um suplemento com Probióticos, Prebióticos e Vitaminas para aves, o Labcon Club Vita.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir