aves Aves

reprodução

reprodução e ciclo de vida das aves

reprodução e ciclo de vida das aves

by dr fala Dr. Fala

566 post view

O ciclo reprodutivo das aves está diretamente ligado a fatores ambientais e manejo. A luminosidade, temperatura e higiene, combinados com uma alimentação balanceada, são essenciais para a reprodução, bem como para todo o ciclo das aves. A reprodução das aves inicia-se normalmente na primavera, quando o tempo de luminosidade diária aumenta e a temperatura começa a ficar mais alta.

A criação de aves em cativeiro pode ser feita de duas formas: em viveiros, que simulam melhor as condições da natureza e em gaiolas, onde se tem um controle melhor das características desejadas nos filhotes. Nos viveiros as aves tem um espaço maior para desenvolver sua capacidade de voo. Nas gaiolas tem-se um espaço mais restrito, porém, conseguimos acompanhar mais de perto o que está acontecendo.

Podemos resumir o ciclo anual das aves em quatro fases: Repouso ou Manutenção, Acasalamento, Reprodução e Muda de Penas.

1ª FASE - REPOUSO OU MANUTENÇÃO O repouso ou manutenção é o período de descanso da ave, quando ela não apresenta nenhum esforço físico ou metabólico. Este período ocorre nos meses de inverno. É importante que as aves tenham uma alimentação balanceada para que entrem na fase de acasalamento plenamente saudáveis.Nesta fase as aves devem ser alimentadas exclusivamente com a ração de manutenção específica para a espécie. Os alimentos das linhas Alcon Eco Club ou Alcon Club foram cientificamente desenvolvidos para atender completamente as exigências nutricionais das aves.

2ª FASE - ACASALAMENTO Na maioria das espécies o período de acasalamento inicia na primavera, quando os casais começam a se formar. A exceção são os Psitacídeos, que formam casais para a vida toda. Neste período os Passeriformes estão em busca de parceiros, por esse motivo os machos cantam mais, se exibindo para as fêmeas. Em cativeiro, os criadores separam casais conforme as características desejadas nos filhotes. Dependendo da espécie, pode haver mais um acasalamento por temporada. Alguns criadores tem por hábito permitir um segundo acasalamento, um pouco antes do desmame da primeira ninhada. Neste caso as fêmeas cuidam sozinhas dos filhotes, já que o macho pode acasalar com quatro ou cinco fêmeas. Na criação em viveiro, os casais formados se separam do bando e iniciam a busca por local e material para a confecção do ninho. Em viveiros podem ocorrer brigas, já que algumas espécies são territorialistas. Para esquentar as aves e ter sucesso no acasalamento, completamente a dieta de manutenção com 1/4 de Alcon Club Farinhada Pimenta e inicie o fornecimento do suplemento Labcon Club Reprodução.

3ª FASE - REPRODUÇÃO O período reprodutivo compreende a postura dos ovos, passando pelo choco, até o desmame dos filhotes. Depois do ninho pronto, a fêmea começa a postura, cujo número de ovos e tempo de incubação varia muito conforme a espécie. Normalmente, o choco e os cuidados com os filhotes são realizados pelo casal, porém, quando o macho é retirado para outro acasalamento, a fêmea faz todo o trabalho sozinha. Nesta fase, o esforço para chocar os ovos e alimentar os filhotes é muito grande, o que gera uma alteração no requerimento nutricional, com aumento nas exigências proteicas e lipídicas. Para manter suas aves bem nutridas, complemente a dieta de manutenção, diariamente, com ¼ de Alcon Club Farinhada e forneça o suplemento Labcon Club Reprodução. É possível auxiliar os pais na alimentação dos filhotes, fornecendo Alcon Club Papa para Filhotes direto aos pequeninos. Manipule o menos possível as aves e a gaiola, para não estressar os pais, pois eles podem rejeitar os filhotes. Quando o objetivo é amansar os filhotes, estes devem ser retirados dos pais com aproximadamente 20 dias e alimentados com Alcon Club Papa para Filhotes . A quantidade a ser fornecida varia conforme cada animal. Alimente o filhote de maneira a encher o papo, porém este não pode ficar muito túrgido. Uma nova alimentação deve ser oferecida quando o papo estiver vazio.

Algumas dicas importantes: As gaiolas para reprodução devem ter uma divisão no meio para facilitar o manejo. Deve ter espaço suficiente para os pais e seus filhotes. O ninho deve ter acesso externo para facilitar o manejo dos filhotes. Os ninhos devem ser colocados no viveiro ou gaiola somente na época de reprodução. Ninhos deixados nos viveiros fora desse período servem de porta de entrada para piolhos e outros patógenos, pois, após o desmame, os ninhos ficam com fezes e restos de comidas deixados pelos filhotes. Os ninhos que não estiverem em boas condições devem ser descartados após o desmame. Normalmente os Psitacídeos destroem boa parte do ninho durante a fase de reprodução. Os que estiverem em boas condições devem ser lavados, desinfetados e deixados ao sol para secar, só então guardados para a próxima temporada.

4ª FASE - MUDA DE PENASApós a reprodução inicia-se o período de muda, onde as penas são gradativamente substituídas. A renovação completa das penas pode durar até 8 semanas, podendo  variar conforme a espécie, idade da ave e condições nutricionais e ambientais. Quando as aves possuem alguma deficiência nutricional, sofrem com alguma doença, manejo errado ou estresse em demasia, a muda se torna mais difícil. Nesta fase as aves diminuem suas atividades, incluindo o canto, pois é um processo fisiologicamente estressante. É importante que as aves estejam em um ambiente tranquilo e muito bem higienizado, de preferência com uma temperatura agradável, sem correntes de vento e livres de patógenos. Durante a muda, as aves ficam susceptíveis a doenças, portanto temos que redobrar a atenção. É o momento de complementar a dieta de manutenção, fornecendo diariamente ¼ de Alcon Club Farinhada, para que a muda transcorra sem maiores problemas.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir