aves Aves

reprodução

reprodução das aves

reprodução das aves

by dr fala Dr. Fala

607 post view

A atividade reprodutiva da maioria das espécies de aves é controlada pelos hormônios reprodutivos. A produção destes hormônios é estimulada por fatores ambientais, como o fotoperíodo, que sincronizam o período reprodutivo com as estações do ano favoráveis à sobrevivência dos filhotes. O ápice do estimulo ocorre com uma exposição à luz de aproximadamente 12 h / dia. Este efeito também pode ser alcançado de forma artificial, com a utilização de lâmpadas.

As vitaminas e minerais influenciam na reprodução por atuarem como antioxidantes, neutralizando os radicais livres e protegendo as células do estresse oxidativo, considerados os maiores causadores de infertilidade e ineficiência reprodutiva nas aves. Para evitar estes problemas, ofereça no período reprodutivo diariamente o suplemento de Vitamina E, Labcon Club Reprodução, e uma dieta balanceada que atenda completamente as exigências nutricionais da sua ave. Dietas desbalanceadas, como as sementes que apresentam altas taxas de gordura, estimulam a produção de radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo.

No período reprodutivo é importante que a dieta de manutenção seja complementada com Alcon Club Farinhada, perfazendo 25% da alimentação diária. Pois, neste período, as exigências proteicas e energéticas tende a aumentar.

Se a sua ave for alimentada com misturas de semente, ofereça diariamente um suplemento vitamínico especifico para aves, como é o caso de Labcon Club Polivitamínico.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir