aves Aves

muda de penas e bico

muda incompleta

muda incompleta

by dr fala Dr. Fala

540 post view

O ideal é que as aves não demorem mais do que 08 semanas para completar a muda. A dificuldade no crescimento de novas penas pode estar relacionada a: ácaros, parasitas externos, alta umidade e saturação hepática (excesso de gordura na dieta), além de estresse.

Para solucionar os problemas de cunho nutricional, como a saturação hepática, comuns em dieta a base de sementes. Alimente as suas aves exclusivamente com a ração específica para a espécie Alcon Eco Club, 100% da dieta no período de manutenção ou repouso. Se quiser fornecer frutas e verduras, faça-o como Petisco, no máximo 02 vezes por semana em pequena quantidade, para que a dieta não seja desbalanceada.

No período de muda de penas é importante complementar a dieta de manutenção (Alcon Eco Club) com 25% de Alcon Club Farinhada Silvestres. Esta Farinhada dará o incremento de proteínas e energia necessários para que as penas se formem bonitas e saudáveis.

Para evitar o desenvolvimento de ácaros e outros parasitas externos, limpe a gaiola diariamente para retirar as fezes do fundo da gaiola, poleiros e comedouro. A limpeza diária do bebedouro é igualmente importante. A cada 15 dias faça uma higienização com cloro de todo os utensílios.

Banhos de sol diários são fundamentais para a saúde do pássaro. Evite colocar a gaiola em local com correntes de vento, muito úmidos e com muito barulho.

Aprenda mais sobre aves no Guia de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir