aves Aves

muda de penas e bico

muda de penas

muda de penas

by dr fala Dr. Fala

1230 post view

A substituição das penas nas aves, chamada de muda de penas, é um processo natural que ocorre em todas as espécies de aves, normalmente uma vez ao ano. Ela se inicia após o termino da temporada de reprodução, que coincide com o início do outono e com a mudança no fotoperíodo, dias mais curtos que a noite.

Em cativeiro o processo de substituição das penas é mais rápido, leva em torno de 8 semanas. As penas vão sendo substituídas de forma gradativa, sem ser percebidas falhas na plumagem, nem excesso de penas no fundo da gaiola.

Durante esse período as necessidades nutricionais das aves são modificadas. Elas necessitam de mais proteínas e energia para a formação de novas penas. Por este motivo é fundamental complementar a dieta de manutenção, Alcon Club e Alcon Eco Club, com 25% de Alcon Club Farinhada.

Para que a substituição das penas ocorra sem falhas, é fundamental que a alimentação das aves seja balanceada durante todo o ano. Como a produção de novas penas requer muitos nutrientes, as aves diminuem outras atividades para poupar energia. Por este motivo não se reproduzem, param de cantar e diminuem suas atividades de forma geral.

A higiene é fundamental para promover a saúde e bem estar das aves. No período de muda, estes cuidados devem ser mantidos. Limpe a gaiola diariamente, retirando as fezes e sujeira em geral. Os poleiros, comedouros e bebedouros devem ser higienizados. Continue disponibilizando a banheira para as aves nos períodos mais quentes do dia, após o banho coloque a gaiola no sol, para prevenir o desenvolvimento de fungos. Mantenha sempre a gaiola longe de correntes de vento e locais úmidos.

Problemas comuns durante a muda de penas:
- as penas caem e não são substituídas, o que chamamos de Muda Encruada.
- período muito longo da muda.
- as penas nascem feias e manchadas.

Os problemas citados podem ocorrer por diversos motivos. O principal deles normalmente é a alimentação à base de sementes, já que não possuem vitaminas, minerais e proteínas suficientes para suprir as necessidades da ave, além de gerar problemas hepáticos devido ao excesso de gordura.

Nesta situação a ave utiliza os recursos disponíveis para sobreviver ao invés de investir em penas saudáveis. Existem algumas causas externas que também podem estar relacionadas diretamente a este problema, como os ácaros e alta umidade, por exemplo. A dificuldade no crescimento de novas penas também pode ter fundo psicológico, como a presença de outro animal no mesmo ambiente que estresse muito sua ave.

Antes de mais nada, a alimentação da ave deve ser revista para que se descarte problemas nutricionais. Sugiro como alimentação de manutenção Alcon ECO Club, que é um alimento completo e balanceado para esta espécie. Nas épocas de muda de penas, reprodução ou convalescença utilize também Alcon Club Farinhada, que auxilia a suprir a maior carência de proteína destes períodos.

Além disso, forneça uma suplementação vitamínica emergencial: 5 dias consecutivos com Labcon Club Polivitamínico alternando com 5 dias consecutivos da utilização de Labcon Club Revitalizante. Faça isso durante um mês e verifique os resultados.

Outro fator importante é verificar o ambiente onde a ave está sendo mantida para que seja livre de estresse (barulho, presença de outros animais, corrente de vento, etc). Se estes procedimentos não forem suficientes para um bom resultado, recomendamos que a ave seja avaliada por um médico veterinário para que o mesmo verifique se existem parasitas responsáveis ou realize um diagnóstico mais acertado, avaliando a ave in loco.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir