aves Aves

doenças

aves arrancando as penas

aves arrancando as penas

by dr fala Dr. Fala

634 post view

1 curtiram

Automutilação é um sintoma bastante comum em aves. Ela se caracteriza pela ave arrancar as próprias penas ou mesmo pedaços de pele com o bico. As causas de automutilação são várias, dentre elas: carências nutricionais, presença de ectoparasitas (piolhos e carrapatos) ou endoparasitas (vermes, protozoários), estresse (condições inadequadas de vida, solidão, perda de companheiro de longa data, morte do proprietário, mudança de ambiente, ansiedade, entre outros), alergias, mudanças climáticas, além de outras causas, bastante discutidas, tais como: frustração sexual e processos alérgicos.

Em caso de deficiência nutricional utilize o suplemento de aminoácido Labcon Club Revitalizante por 15 dias consecutivos. Este suplemento irá fornecer as vitaminas e aminoácidos necessários para a recuperação da ave. Após estes período, alterne os suplementos Labcon Club Polivitamínico e Labcon Club Revitalizante, por mais 5 dias cada até completar um mês.

A dieta de manutenção deve ser exclusivamente uma ração balanceada para a espécie, com Alcon ECO Club. Se as causas da automutilação, no entanto, não estiverem relacionadas a deficiências nutricionais, estes suplementos apenas serão auxiliares na cicatrização e não terão interferência no fato de a ave continuar se mutilando.

Reveja todos os fatores que podem estar estressando a sua ave: muito barulho (gaiola perto da janela, máquina de lavar, cães etc), solidão, perda de companheiro de longa data, mudança de ambiente, ansiedade, sujeira, gaiola pequena, entre outros.

O mais indicado, no entanto, é que a ave seja avaliada pessoalmente por veterinário especialista em animais silvestres, para que o profissional possa avaliar o caso como um todo.

Aprenda mais sobre aves no Guia de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir