aves Aves

cuidados

responsabilidade com animais de estimação: cuidando do bem-estar

responsabilidade com animais de estimação: cuidando do bem-estar

by dr fala Dr. Fala

1717 post view

Os animais de estimação sempre exercem fascínio sobre a humanidade. Hoje em dia, com as famílias mais reduzidas e as mudanças culturais e sociais, que fazem com que as pessoas demorem mais a ter filhos, os pets acabam sendo uma opção de muitos. As crianças, por sua vez, também são influenciadoras na decisão da família de adotar um amiguinho. Porém nem todas as pessoas estão preparadas para ter um animal doméstico e acabam deixando que seus animais passem por maus-tratos, negligência e até mesmo abandono.

Ter um bichinho de estimação é excelente para as crianças, já que estimula a responsabilidade. Além disso, as crianças que convivem com animais são mais afetivas, generosas, solidárias, observadoras, sensibilizam-se mais com as pessoas e situações, preocupam-se mais com a natureza, problemas sociais e são mais sociáveis. Os adultos também se beneficiam deste tipo de companhia do animal, libera endorfina ao cérebro, um hormônio capaz de relaxar o ser humano, colaborar com seu bem-estar, controlar a pressão sanguínea e a melhorar o sono.

Apesar de todos esses benefícios, existem aspectos importantes que devem ser avaliados antes de se decidir pela adoção de um animalzinho. Primeiramente, deve-se buscar saber se alguém da família (principalmente crianças) possui alergia àquele tipo de animal. O ideal é que as crianças tenham mais de seis anos, já que nesta fase têm condições de desenvolver responsabilidades, como alimentar e limpar as sujeiras causadas pelo pet. A partir desta idade a criança já compreende que os animais também possuem limites e que não devem ser perturbados.

Os pais devem estar atentos ao tratamento da criança com o pet, sendo que se observarem comportamento agressivo ou cruel, devem intervir e orientar a criança sobre o respeito, carinho e cuidados que o animal merece.

Muitas entidades e grupos de bem-estar animal vêm trabalhando para promover a guarda responsável de animais de estimação em todo o mundo, inclusive em países em desenvolvimento, onde, muitas vezes, existe dificuldade no acesso à informação e aos cuidados veterinários. De toda forma, o bem-estar animal passa pela consciência de seus donos, que devem tentar satisfazer todas as necessidades dos pets.

De acordo com alguns autores, o bem-estar animal está relacionado a uma qualidade de vida satisfatória, com saúde, felicidade e longevidade. Os grupos e entidades que lutam contra a crueldade com animais utilizam uma lista de fatores que avaliam o bem-estar dos mesmos. De acordo com eles, os bichos devem:
- Ser livres de fome ou sede, ou seja, devem ser bem alimentados e ter água sempre à disposição
- Ser livres de desconforto, ou seja, ter espaço suficiente para crescer e se desenvolver com saúde e felicidade
- Ser livres de dor, ferimento ou doenças. Por isso é extremamente importante prever no orçamento familiar possíveis despesas veterinárias, caso fiquem doentes ou se machuquem
- Ser livres de medos ou angústias, e por isso, tratados com carinho e respeito
- Ser livres para expressar seu comportamento natural, já que são animais e possuem instintos próprios, que devem ser entendidos e respeito.

Mesmo aqueles que não possuem animais de estimação devem contribuir para garantir seu bem-estar, denunciando os maus-tratos. Já aqueles que possuem um animalzinho devem zelar por sua saúde e felicidade, garantindo suas necessidades básicas e proporcionando conforto a estes amiguinho que traz tanta alegria.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Aprenda a montar e cuidar dos aquários no Guia Seu Novo Aquário
Confira dicas de manejo e nutrição no Guia Tartarugas Aquáticas - Curiosidades e Cuidados
Dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir