aves Aves

cuidados

prepare-se para receber a ave

prepare-se para receber a ave

by dr fala Dr. Fala

339 post view

Escolhida a ave, chegou a hora de levá-la para o novo lar. Em geral, as aves tendem a sofrer por estresse mais do que outros animais, por isso é necessário escolher um lugar tranquilo, abrigado de correntes de vento, com luz do sol, de preferência pela manhã. Até que ela se acostume, é importante que não tenha contato direto com outros animais.

Se a ave for viver em uma gaiola, use seu bom senso para adquirir uma gaiola que atenda as necessidades da ave. Lembre-se: Existe um tamanho mínimo de gaiola, máximo não.

Quarentena
Caso a ave tenha sido adquirida para viver em companhia de outras aves, é muito importante que se faça uma quarentena, pois ela pode ser portadora de algum patógeno. Deixe-a isolada, em observação, por pelo menos 21 dias, e faça exames parasitológicos. As aves podem não demonstrar estarem doentes, porém com o estresse da mudança de ambiente, ficam com o sistema imunológico debilitado, passando a apresentar sintomas de doenças.

Em caso de aves que participam de campeonatos, um Médico Veterinário deve acompanhar a recepção das mesmas para atestar sua sanidade.

Aprenda mais sobre aves no Guia de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir