aves Aves

cuidados

cuidados ao adquirir uma ave

cuidados ao adquirir uma ave

by dr fala Dr. Fala

443 post view

O que devemos considerar na escolha de uma ave como animal de estimação?

A primeira preocupação ao adquirir uma ave é saber sua procedência. Procure saber se a ave vem de um criador idôneo. Questione sobre as instalações do criatório. Observe se a loja oferece boas condições de higiene, pois a maioria das doenças das aves está diretamente relacionada à falta de higiene.

Observe atentamente se a ave está ativa. Uma ave que permanece imóvel por muito tempo pode estar doente. É muito difícil ver uma ave sadia dormindo durante o dia. Os Psitacídeos costumam tirar cochilos, mas se estiverem saudáveis, se mostrarão ativos durante a maior parte do dia.

As penas devem estar brilhantes e sem falhas. Elas devem cobrir todo o corpo da ave. As asas e cauda devem estar limpas e as penas bem formadas. Em aves jovens e na muda é normal as penas estarem opacas e por vezes apresentarem falhas.

O bico deve estar limpo e sem escamação (exceto no período de muda). Os olhos devem estar brilhantes e limpos.A respiração deve ser silenciosa. Se ocorrerem espirros, é possível que a ave esteja com algum problema respiratório.

Um sintoma clássico que indica alguma enfermidade é a cloaca suja. Observe a coloração e consistência das fezes, que não devem ter cheiro forte e nem alteração na coloração. Fezes com cheiro forte ou coloração diferente do habitual, são sinais de algum problema.

A 'quilha' do peito não deve estar proeminente, pois pode ser sinal de alguma enfermidade. Vale lembrar que 'peito seco' não é uma doença, mas um sintoma que normalmente está ligado à desnutrição.

É aconselhável informar-se sobre a espécie escolhida, pois há algumas que cantam, enquanto outras apenas 'gritam'. Existem também aves que interagem mais com os seres humanos. A longevidade da ave é mais um fator que deve ser considerado, pois algumas espécies podem viver mais de 50 anos.

Adquira aves saudáveis, anilhadas, de criadores legalizados, credenciados pelo IBAMA. Deve-se questionar o criador quanto ao seu manejo, tipo de alimentação, observar as condições das instalações, comedouros, bebedouros e ninhos.

As aves alimentadas com ração balanceada tendem a ser mais resistentes às doenças e se mostram mais ativas, se comparadas às aves que tem uma alimentação a base de sementes e frutas. Isto ocorre porque esses alimentos não fornecem todos os nutrientes que as aves necessitam.

Uma ave ou um casal?
Depende muito da espécie e do que se pretende. Os Psitacídeos (Papagaios, Araras, Calopsitas, Agapornis, Periquitos), por exemplo, formam casal para a vida toda. Aves de canto (Trinca-ferro, Bicudo e Curió) normalmente ficam sozinhas na maior parte do ano, formando casais somente nos períodos reprodutivos.

Os Psitacídeos são os mais procurados como aves de companhia, por serem mais inteligentes, por sua capacidade de fala e por interagir mais com os seres humanos.

Aprenda mais sobre aves no Guia de Aves 


Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir