aves Aves

cuidados

a beleza e a agilidade do beija-flor trazem alegria à sua casa

a beleza e a agilidade do beija-flor trazem alegria à sua casa

by dr fala Dr. Fala

469 post view

8 curtiram

Os beija-flores são aves de pequeno porte que medem, em média, de 6 a 12 cm de comprimento e que pesam de 2 a 6 gramas. Entre todas as aves, os beija-flores são notáveis por várias características particulares. Eles se alimentam do néctar das flores, pairando no ar. Seu esqueleto e constituição muscular estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha à ré e permanecer paradas no ar. Eles podem enxergar a luz ultravioleta que sinaliza certas flores. Seu metabolismo é altíssimo, com as asas batendo em um ritmo de até 90 vezes por segundo, e o coração em até 2.000 pulsações por minuto. Precisam ingerir regularmente alimentos altamente energéticos para se manter ativos, por isso consomem grandes quantidades de néctar diariamente. A alimentação dos beija-flores é baseada em néctar e artrópodes, em particular moscas e aranhas.

Um beija-flor vive em média 12 anos. As fêmeas são geralmente maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa. É a fêmea que constrói o ninho e cuida da incubação dos ovos, que dura entre 16 e 17 dias. Desde a eclosão dos ovos, que costumam ter a cor branca, até os filhotes saírem do ninho, leva entre 20 e 30 dias. Neste período os filhotes são alimentados pela mãe.

Como o beija-flor tem um grande apetite e 'beija' mais de 2.000 flores por dia para obter as calorias necessárias, é possível atraí-los para fontes artificias de soluções de néctares, os chamados ?bebedouros? para beija-flor. A finalidade do bebedouro para beija-flor é atrair essas aves para jardins, varandas ou janelas. O bebedouro não substitui as necessidades nutricionais dos beija-flores. Eles se alimentam também de pequenos artrópodes para obter proteína.

Algumas pessoas usam os bebedouros pelo prazer de contemplar de perto os beija-flores. Esta também é uma ótima oportunidade para trabalhar a educação ambiental de crianças e adultos, pois o bebedouro será visitado por outras aves e insetos, como abelhas, besouros e formigas.

Um cuidado muito importante com os bebedouros é a limpeza. Sempre que trocar a água com néctar, limpe com solução clorada e enxágue bem antes de colocar o néctar novamente. Outro cuidado importante é não usar açúcar. O uso de açúcar comum ou mel é condenável, pois são soluções que fermentam rapidamente e propiciam o desenvolvimento de fungos, que podem se desenvolver na boca da ave e levá-las à morte. Mesmo fazendo a troca da água com açúcar todos os dias, ainda assim o risco é grande, pois a solução pode fermentar em pouco tempo, dependendo da temperatura ambiente.

Alcon Club Beija-Flor Néctar é o alimento ideal para ser utilizado nos bebedouros. É saudável, apresenta rápida assimilação e transformação em energia. Trata-se de um produto estável cuja solução preparada no bebedouro pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, longe da luz do sol, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias. Fornece também um conjunto de vitaminas importantes para nutrição dos pássaros.

Autor: Elcio Furlan - Biólogo formado pela UNG. Profissional especializado em pássaros e roedores.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir