aves Aves

cuidados com os filhotes

quantidade e frequência de papa que deve ser oferecida aos filhotes

quantidade e frequência de papa que deve ser oferecida aos filhotes

by dr fala Dr. Fala

1223 post view

A quantidade de Papa a ser fornecida em cada refeição, vai variar bastante de um filhote para outro, mesmo sendo da mesma espécie. Forneça uma quantidade suficiente para encher o papo, porém ele não pode ficar túrgido (cheio) demais.

Antes de cada alimentação é importante que o filhote consiga digerir todo o conteúdo do papo, para evitar que o alimento estagnado “azede”, causando fungos. O tempo que a ave leva para digerir o alimento no papo identifica a hora em que pode ser oferecida a próxima refeição. Neste momento o papo vai ficar vazio e o filhote irá solicitar o alimento vocalizando.

Normalmente, na primeira semana de vida deve-se oferecer entre 6 a 8 refeições por dia (na maior diluição), diminuindo gradualmente (à medida que vai se engrossando a consistência da Papa) a quantidade de vezes que o alimento é oferecido até chegar a 3 refeições ao 40° dia de vida dependendo da espécie.

A Papa pode ser oferecida com o auxilio de uma seringa, sonda e colher, como preferir. A mistura da Papa deve ser feita a cada refeição, com água morna. Caso hajam sobras, estas não pode ser guardada para próxima refeição.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir