aves Aves

cuidados com os filhotes

como evitar a morte dos filhotes

como evitar a morte dos filhotes

by dr fala Dr. Fala

15 post view

A morte de filhotes de aves, infelizmente é muito comum. Não é possível determinar um só motivo, pois muitas são as causas que podem levar os filhotes a morte:

- alimentação inadequada (Papas caseiras)
- forma errada de alimentar
- frequência e quantidades erradas
- falta de aquecimento
- higiene inadequadas
- doenças
- medicar de forma preventiva

Em relação à alimentação, os filhotes devem ser alimentados exclusivamente com Alcon Club Papa para Filhotes, um alimento completo, cientificamente desenvolvido para alimentação de filhotes do nascimento ao desmame. Além do perfeito balanceamento e uniformidade na textura, esta papa apresenta Enzimas Digestivas, Prebióticos e Probióticos.

A alimentação manual deve ter as mesmas características daquela fornecida pelos pais, rica em enzimas digestivas e microorganismos capazes de colonizar o trato gastrointestinal do filhote.

Papas caseiras não apresentam enzimas digestivas, probióticos e prebióticos em sua composição, desta forma, não serão digeridas, ficando estagnadas no papo do filhote acarretando a fermentação do alimento e desenvolvimento de fungos, uma das causas mais comuns de morte de filhotes de aves.

A quantidade de Papa a ser fornecida em cada refeição, vai variar bastante de um filhote para outro, mesmo sendo da mesma espécie. Forneça uma quantidade suficiente para encher o papo, porém ele não pode ficar túrgido (cheio) demais.

Normalmente os filhotes vocalizam solicitando a nova refeição. Verifique o papo antes de fornecer o alimento, ele deve estar vazio. Se for fornecido alimento com o papo cheio, este pode azedar, o que favorece o desenvolvimento de fungos.

De maneira geral, na primeira semana de vida deve-se oferecer entre 6 a 8 refeições por dia (na maior diluição), diminuindo gradualmente (à medida que vai se engrossando a consistência da papa) a quantidade de vezes que o alimento é oferecido até chegar a 3 refeições diárias, o que ocorre próximo do desmame.

A Papa pode ser oferecida com o auxilio de uma seringa, sonda e colher, tomando sempre muito cuidado para não causar ferimentos ou ainda que o alimento entre pela traqueia, o que pode causar danos ao sistema respiratório e levar o filhote a morte. A mistura da Papa deve ser feita a cada refeição, com água morna. Caso haja sobras, devem ser descartadas, não pode ser guardada para próxima refeição.

Os filhotes devem ser mantidos sempre aquecidos, já que seu sistema termorregulador ainda não está formado. Após a alimentação deve ser feita a higiene, retirando qualquer resíduo de alimento que porventura tenha ficado grudado em torno do bico ou pelo corpo. O aquecimento dos filhotes pode ser feito através de estufas especificas ou lâmpadas, tomando sempre o cuidado de não aquecer demais, correndo-se o risco de causar desidratação.

Na criação em estufas, a temperatura deve ser mantida em 37 °C nos 4 primeiros dias, depois reduza um grau por dia até alcançar 28º C. Mantenha esta temperatura estável até a saída do filhote do ninho.

Algumas patologias acometem os filhotes com certa facilidade, por isso é importante a higiene e uma alimentação que forneça todos os nutrientes que necessitam para crescer saudáveis.

O ideal é que um Veterinário acompanhe a criação e o desenvolvimento dos filhotes, através da realização de exames periódicos irá diagnosticar algum possível problema e prescrever o tratamento adequado.

Os medicamentos só devem ser utilizados em caso de doenças, não é aconselhável o uso dos mesmos de forma preventiva. A utilização indiscriminada de medicamentos gera estresse às aves, com consequente diminuição da sua imunidade, além de gerar resistência ao principio ativo nos patógenos.

Aprenda mais sobre aves no Guia de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir