aves Aves

açúcar e mel para beija-flores

açúcar e mel para beija-flores

by dr fala Dr. Fala

2213 post view

O açúcar comum e o mel não devem ser utilizados em bebedouros para Beija-Flores, porque são produtos de rápida fermentação e podem contaminar as aves com fungos que podem levar à morte. Além disso o balanço nutricional destes açucares é bastante diferente dos néctares encontrados na natureza.

A vantagem de utilizar um produto industrializado como Alcon Club Néctar Beija-Flor é que os mesmos são desenvolvidos para se aproximarem o máximo possível dos néctares buscados pelos Beija-Flores e, além disso, recebem em sua composição antimicrobianos e antifúngicos, que impedem a formação de fungos e bactérias na solução.

É importante manter os bebedouros limpos, utilizando para a higienização sabão neutro e água. Todas as reentrâncias devem ser limpas cuidadosamente com uma escovinha de dente ou o com utensílio que preferir. Uma vez por mês, aproximadamente, o bebedouro deve ficar de molho em água clorada, e posteriormente enxaguado abundantemente.

Não recomendamos utilizar produtos caseiros, a não ser que sejam tomados cuidados extremos com a higiene diária do bebedouro e que a solução utilizada seja sempre fresca (preparada e utilizada em no máximo 1 hora, no verão), para evitar as contaminações aos animais. Ainda assim, corre-se o risco de formação de fungos no bico das aves se a solução contiver açúcar em proporções muito erradas. Por este motivo, o mais seguro mesmo, quando se quer alimentar tanto filhotes quanto Beija-Flores adultos, é recorrer aos produtos comerciais.

Aprenda mais sobre aves no Guia de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir