aves Aves

alimentação e nutrição

utilização de suplementos para aves

utilização de suplementos para aves

by dr fala Dr. Fala

674 post view

As vitaminas são substâncias orgânicas que tem funções fundamentais para a manutenção da vida, pois estão envolvidas em quase todas as vias metabólicas do organismo. Algumas vitaminas, como a Vitamina D, têm funções semelhantes as dos hormônios, regulando o metabolismo, crescimento e diferenciação celular. As vitaminas do complexo B atuam como precursoras enzimáticas, auxiliando na catalise metabólica. Outras vitaminas, como E e C, atuam como antioxidantes. Como o organismo da maioria dos animais não consegue sintetizar as vitaminas nas quantidades requeridas, sua ingestão na dieta é essencial.

Para aves mantidas em cativeiro, a escolha dos alimentos e o equilíbrio da dieta ficam sob responsabilidade dos criadores. Fornecer a proporção correta de proteína, gordura e fibra é uma tarefa delicada quando a base da dieta não é a ração balanceada, mas sim misturas de sementes, verduras, frutas legumes e outras dietas caseiras. Não podemos esquecer das vitaminas e dos minerais, onde tanto a carência quanto o excesso trazem prejuízo à saúde das aves. Outro ponto é a qualidade dos nutrientes disponibilizados, pois nem todos conseguem ser absorvidos.

As rações extrusadas coloridas são erroneamente vistas por alguns como sendo “vitaminas”. Na verdade, além das vitaminas, essas rações contêm outros nutrientes, como proteínas, fibras, gorduras, minerais e carboidratos. São alimentos completos que garantem a nutrição completa das aves. Para manter um bom desempenho de canto e saúde, forneça as rações extrusadas Alcon como única fonte de alimento. Ao alimentar as suas aves com rações balanceadas Alcon, os suplementos podem ser utilizados somente nos períodos específicos.

É comum a dúvida entre os criadores de quando fornecer suplementos às aves. Os polivitamínicos, como Labcon Club Polivitamínico, devem ser utilizados diariamente para aves que se alimentam de sementes, pois estas não apresentam em sua composição todas as vitaminas que as aves necessitam.

No período reprodutivo é indicado o uso de suplemento a base de Vitamina E, Selênio e Zinco, como Labcon Club Reprodução, pois eles auxiliam na performance reprodutiva. Os minerais citados potencializam a ação da Vitamina E que, por sua vez, melhora o metabolismo das aves e os resultados reprodutivos.

Antes das competições é interessante fornecer suplemento com fonte de aminoácidos e energia de fácil assimilação, como Labcon Club Revitalizante, para melhorar a performance do canto e minimizar o estresse gerado pelo manejo.

Aves doentes ou após o tratamento de doenças devem receber suplementos específicos. Aves com anemia, por exemplo, devem receber suplementação de Ferro, como Labcon Club Ferro. Após o tratamento com antibióticos é fundamental fornecer um suplemento Probiótico, como Labcon Club Vita, para restabelecer a flora intestinal benéfica e auxiliar em casos de diarreia.

suplementos alcon

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir