aves Aves

alimentação e nutrição

ração ou sementes

ração ou sementes

by dr fala Dr. Fala

917 post view

ração X sementes Muitos criadores têm a tendência de transpor a alimentação das aves silvestres para o cativeiro sem nenhuma consideração à parte e acabam cometendo um grande equívoco. Os animais na natureza apresentam rotinas diferentes daqueles que estão em cativeiro, já que sofrem ação mais acentuada da seleção natural e possuem maior gasto energético (na locomoção e procura por alimento).

O principio básico de nutrição é igualar o gasto energético ao consumo. Animais que consomem mais energia do que gastam, apresentam problemas metabólicos, sobrecarga no fígado e rins, debilidade no sistema imunológico e, muitas vezes, obesidade. Oferecer a quantidade certa de proteína, gordura, fibras, minerais e vitaminas, é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio metabólico, pois tanto o excesso como a carência destes nutrientes podem ser prejudiciais.

As misturas de sementes apresentam uma série de desvantagens em relação às rações balanceadas:

- Desbalanço nutricional: As sementes apresentam excesso de gordura e deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos. Para agravar, os poucos minerais presentes nem sempre conseguem ser absorvidos, sendo eliminados. As rações Alcon apresentam a quantidade correta de todos os nutrientes que as aves necessitam (proteína, gordura, vitaminas e sais minerais).

- Toxinas: As sementes podem conter agrotóxicos e aflatoxinas, que geram doenças pulmonares, esterilização das aves e, dependendo da concentração, podem até levá-las à morte. As rações Alcon são alimentos seguros, livres de toxinas e patógenos.

- Escolha de um tipo de semente: Mesmo quando se tenta fazer uma boa composição através da mistura de diferentes tipos de sementes, enfrenta-se a questão da escolha das sementes pelas aves, comprometendo a intenção do balanceamento. Nas rações Alcon a composição é a mesma em todos os grânulos, o que proporciona uma alimentação balanceada.

- Manejo trabalhoso: As cascas das sementes precisam ser sopradas. As rações facilitam o manejo, pois podem ser mantidas no comedouro por até 5 dias, na ausência de umidade, sem perder seus nutrientes ou degradar.

- O processo de fabricação das rações Alcon permite o controle total sobre a cor, textura e aroma, que são desenvolvidos para atender ao paladar de cada espécie. O processo de extrusão promove o aumento da digestibilidade dos nutrientes e a eliminação de possíveis patógenos, pela ação de altas temperaturas e pressão. Além destes benefícios, as rações de manutenção Alcon garantem o fornecimento adequado dos macronutrientes (proteínas, gorduras, fibras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Mais do que produtos, a Alcon oferece saúde e bem estar às aves silvestres e exóticas mantidas em cativeiros. A saúde, o bom funcionamento do organismo, a otimização metabólica e do sistema imunológico estão diretamente relacionadas à nutrição.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir