aves Aves

alimentação e nutrição

ração como única fonte de alimentação

ração como única fonte de alimentação

by dr fala Dr. Fala

492 post view

As rações de manutenção Alcon devem ser fornecidas como única fonte de alimento (100 % da dieta), substituindo completamente as sementes, frutas e verduras. Estas rações asseguram uma alimentação completa, pois fornece todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento de suas aves, prevenindo o desenvolvimento de doenças, melhorando a performance do canto e intensificando as características genéticas da ave.

Os alimentos são compostos basicamente por macro e micronutrientes. Macronutrientes são aqueles nutrientes requeridos em maiores quantidades. São proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e água. Estes são responsáveis pela formação dos tecidos e fornecimento de energia ao organismo. Os Micronutrientes são aqueles exigidos em quantidades menores, como as vitaminas e sais minerais. Sua presença é vital, pois controlam a absorção de oxigênio, eliminação do gás carbônico, transformação e absorção dos alimentos, excreção das toxinas, inibição das moléculas que causam danos às células, entre outras atividades. Quando estes nutrientes não são oferecidos diariamente ou não são disponibilizados nas quantidades necessárias, o organismo não funciona adequadamente e começam a surgir patologias.

As rações de manutenção Alcon asseguram uma alimentação completa às espécies as quais são recomendadas, pois fornecem a quantidade ideal de macro e micronutrientes que as aves necessitam. Elas devem ser utilizadas como única fonte de alimento, não sendo recomendada a complementação da dieta no período de manutenção. No entanto, durante o período de muda de penas, reprodução, alimentação de filhotes e em outras situações de estresse as exigências protéicas e lipídicas tendem a aumentar. Desta forma, torna-se essencial à complementação da dieta de manutenção, com 25% de Alcon Club Farinhada.

Frutas, verduras e sementes podem ser oferecidas como distração as aves, não ultrapassando o limite diário de 10 %, duas vezes por semana. Se for disponibilizada uma grande quantidade destes alimentos a dieta será desbalanceada, que acarretará em problemas metabólicos e depressão do sistema imunológico. As frutas apresentam um grande percentual de carboidratos (açúcar) em sua composição. As sementes apresentam gordura em excesso e carência de vitaminas.

Lembramos que tanto a falta como o excesso de nutrientes desequilibra a dieta, o que afeta o sistema imunológico da ave.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir