aves Aves

alimentação e nutrição

pivite não é causado pela ração

pivite não é causado pela ração

by dr fala Dr. Fala

400 post view

Vamos começar por um questionamento, se o Pivite fosse provocado por alimentos duros, o maior problema estaria no fornecimento de areia e osso de siba. Não é verdade?

Pode ficar tranquilo que as rações NÃO provocam Pivite. Alimentos balanceados de alta qualidade, como as rações Alcon, só trazem benefícios à saúde e performance das aves. Isso é cientificamente comprovado.

A causa de Pivite não está bem esclarecida. Inicialmente, alguns pesquisadores sugeriam que Pivite era causado pelo verme Singamus Trachea. Outra linha de pensamento sugere que aves frugívoras são susceptíveis a Pivite porque sua alimentação na natureza é a base de frutas (mais mole), quando em cativeiro sua alimentação é a base de ração, o que causaria um atrito maior na língua, causando essa calosidade. No entanto, esta teoria não é verdadeira, uma vez que aves granívoras e frugívoras na natureza também apresentam o problema. Além disso, as sementes são mais duras que a ração. E como falamos anteriormente, se o Pivite for causado pela ingestão de alimentos duros, o maior problema estaria no fornecimento de areia e osso de siba.

Para evitar o Pivite:
- Evite que o seu pássaro tenha contato com aves livres, pois elas podem transmitir doenças
- Alimente-o exclusivamente com rações balanceadas específicas para a espécie
- Mantenha a higiene sempre em dia
- Use água filtrada no bebedouro
- Coloque as aves diariamente no Sol
- Disponibilize uma banheira para elas fazerem a higiene, mesmo no inverno

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir