aves Aves

alimentação e nutrição

muda de penas - vetshare

muda de penas - vetshare

by dr fala Dr. Fala

58 post view

1 curtiram

Suas aves estão perdendo as penas sem algum motivo aparente? Não se assuste! Na maioria dos casos, isso não é situação de alarme e sim um processo fisiológico das aves.

Assim como os cães e gatos trocam de pelos, as aves também trocam de penas. Este processo denominado de muda de penas ocorre de forma natural pelo menos uma vez ao ano em todas as espécies de aves. O período de muda de penas no hemisfério sul estende-se de janeiro a maio, porém pode variar em cada ave e de espécie para espécie. Nas aves em cativeiro, o período de muda de penas tem uma duração média de quatro a oito semanas. As penas vão sendo substituídas de forma gradativa, sem ser percebidas falhas na plumagem, nem excesso de penas no fundo do alojamento. Na natureza este ciclo pode durar até quatro meses. O motivo desse período mais longo é a necessidade de voar para fugir de predadores e buscar alimentos.

A substituição das penas tem uma relação íntima com período de reprodução e pode ocorrer de duas formas: muda parcial e muda total. A muda parcial envolve somente a substituição das penas do corpo. Geralmente ocorre antes da estação de reprodução com o objetivo de adaptar a ave para a função reprodutiva, sendo considerada como muda pré-nupcial. Já a muda total, também denominada de muda completa, coincide com o período pós-nupcial, envolvendo a troca das penas do corpo e de voo (rêmiges [1] e retrizes [2]). Neste período as habilidades de voo diminuem e as aves apresentam-se mais debilitadas e vulneráveis a efeitos externos como a mudança brusca de temperaturas, envolvendo gasto de energia para realizar sua termorregulação. Durante a substituição das penas de voos, as aves têm a capacidade de voar reduzida, dificultando a obtenção de alimento e consequentemente reduzindo seu aporte energético.

O estado nutricional das aves é o fator crucial para que este processo ocorra de maneira adequada, causando menos estresse nesta fase tão importante do seu ciclo anual de vida. O ideal é que a dieta seja equilibrada e balanceada durante o ano todo, não apenas no período em que a aves realizam a substituição das penas, visto que alguns nutrientes como minerais e vitaminas não são prontamente biodisponibilizados e assimilados pelas aves. Durante a muda, há um aumento da demanda proteica e energética, e o desequilíbrio entre aumento das necessidades calóricas e diminuição da capacidade de obter alimento, gera um grande estresse fisiológico. Sintetizar muitas penas novas, como em mudas completas, requer muita energia e abundância de nutrientes biodisponíveis e de boa qualidade, além de ser um processo muito desgastante para o organismo de uma ave. Algumas ficam menos ativos, quietas ou param de pôr ovos e alguns, como os canoros, podem até parar de cantar. As aves podem se tornar mais propensas a problemas de saúde durante esse momento estressante, pois seu sistema imunológico também está sob estresse.

Como as exigências nutricionais das aves são modificadas, havendo necessidade de mais proteínas e energia para a formação de novas penas, é fundamental complementar a dieta. Uma excelente opção para garantir o aporte nutricional adequado às aves é fornecer os alimentos de manutenção Alcon Club e Alcon Eco Club específicos para cada espécie durante o ano todo e neste período especial, complementar a dieta na proporção de 25% com Alcon Club Farinhada. Os problemas mais comuns durante a muda de penas são o surgimento de falhas na plumagem, as penas caírem e não serem substituídas (muda encruada), período muito longo da fase de muda e as penas crescerem manchadas e desuniformes.

Dentre os vários motivos que podem causar estes problemas, o principal é a deficiência nutricional, que geralmente está associado à alimentação à base de sementes. Apesar de ainda serem utilizadas na alimentação de aves em cativeiros, as sementes apresentam excesso de lipídeos, o que pode causar alguns distúrbios fisiológicos, além de serem deficientes ou não apresentarem quantidades satisfatórias de minerais, vitaminas e aminoácidos para atender a demanda nutricional das aves.

Para deixar esta fase menos traumática e estressante, proteja a ave de mudanças bruscas de temperatura, correntes de ar, forneça dieta equilibrada e balanceada com os alimentos Alcon e realize visitas frequentes ao médico veterinário.

1) Termo utilizado para definir cada uma as penas das asas de uma ave. Estas penas são classificadas em primárias - na ponta das asas, médias - na parte mediana das asas e secundárias - na parte de junção com o corpo.
2) Termo utilizado para definir as penas da cauda de um ave.

Publicado na Revista VetShare - nº 64 - Abril 2020
Autor: Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Anderson Kassner Filho, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Guia Pássaros e Psitacídeos
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir