aves Aves

alimentação e nutrição

importância da alimentação balanceada

importância da alimentação balanceada

by dr fala Dr. Fala

2643 post view

Quando pensamos em nós humanos é fácil entender o significado da expressão, alimentação balanceada, mas quando o assunto é animais de estimação, precisamos ter alguns cuidados e entender bem o conceito.

Alimento balanceado é aquele que fornece todos os nutrientes: proteína, gordura, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, na quantidade requerida pela espécie. Além das exigências nutricionais da espécie, também deve ser considerada a rotina de atividades, a fase da vida e o período do ano.

Alguns exemplos podem facilitar o entendimento. A Tartaruga Aquática e o Jabuti são onívoros, no entanto, na natureza o Jabuti se alimenta predominantemente de vegetais. O consumo de proteína desta espécie é muito menor que das Tartaruga Aquática, que se alimentam basicamente de pequenos animais.

Se oferecermos para os Jabutis alimentos com altos teores proteicos, como carne, ovo e ração para Tartaruga Aquática, haverá sobrecarga nos rins e fígado, problemas metabólicos e debilitantes do sistema imunológico. Também é igualmente prejudicial se estes répteis se alimentarem somente de frutas e verduras, pois o teor proteico será muito menor do que o necessário para o organismo funcionar bem e ele crescer de forma saudável. Alcon Club Répteis Jabuti garante uma dieta corretamente balanceada para os Jabutis. Para as Tartaruga Aquática o alimento ideal é Alcon Club Reptolife.

Outro equívoco comum é fornecer sementes para as aves, com a alegação de que é o alimento que elas consomem na natureza. Neste caso, não são considerados alguns fatores importantes. O gasto energético de uma ave livre é muito superior ao de uma ave mantida em cativeiro. As sementes encontradas na natureza são diferentes daquelas oferecidas. Na natureza também são consumidos outros alimentos.

As sementes comercializadas são ricas em gorduras e carentes em proteína, vitaminas e minerais, assim não atendem as necessidades nutricionais das aves e trazem sérios prejuízos metabólicos. Para que as aves alcancem seu melhor rendimento, um canto vigoroso e penas bonitas é essencial que estejam nutricionalmente equilibradas. Este equilíbrio é conseguido com o fornecimento das rações de manutenção das linhas Alcon Eco Club e Alcon Club.

No caso das aves, existe outra particularidade: o requerimento nutricional se modifica em períodos de muda de penas e reprodução (do acasalamento à alimentação dos filhotes). Nestes períodos as exigências proteicas e lipídicas aumentam, sendo necessária a complementação da dieta com Alcon Club Farinhada, Alcon Club Top Life ou Alcon Club Super Top Life.

Os filhotes também necessitam de um alimento específico, que simule a alimentação fornecida pelos pais, com enzimas digestivas, probióticos e prebióticos, como Alcon Club Papa para Filhotes. Papas caseiras, como papa de fubá e ração batida não apresentam estes componentes essenciais, além do balanceamento não ser adequado. Isto dificulta a digestão do alimento, que pode ficar estagnado no papo, levando à fermentação e desenvolvimento de fungos, uma das causas mais comuns de morte de filhotes.

É muito importante alimentar seu pet com as rações específicas para a espécie e lembrar que boa alimentação é o fator principal para a manutenção da saúde e do bem estar.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Aprenda a montar e cuidar de seu aquário no Guia Seu Novo Aquário
Confira dicas de manejo e nutrição no Guia Tartarugas Aquáticas - Curiosidades e Cuidados
Dicas de manejo e nutrição em Roedores e Coelhos - Guia Prático
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir