aves Aves

alimentação e nutrição

eco club: alimentos funcionais

eco club: alimentos funcionais

by dr fala Dr. Fala

575 post view

1 curtiram

Já não é mais novidade que todos nós precisamos utilizar frutas e verduras em nossas refeições diárias, já que a alimentação é um fator determinante para o estado de saúde. A longevidade parece estar relacionada com uma dieta que contenha ingredientes naturais e com a redução de alimentos ricos em gorduras em geral, açúcares e conservantes químicos. Quando nos preocupamos com o tipo de alimento que consumimos, estamos investindo na prevenção ao aparecimento de doenças, no aumento da qualidade de vida e longevidade e no combate ao envelhecimento precoce.

Seguindo essa tendência de mudança de atitudes, para hábitos mais naturais, a Alcon lança a linha Alcon Eco Club, com uma variedade de alimentos extrusados para pássaros e aves ornamentais. Além da inquestionável qualidade nutricional já existente na tradicional linha Alcon Club, os novos alimentos apresentam em sua composição uma grande variedade de ingredientes naturais. Outro importante diferencial da linha é a total ausência de corantes artificiais.

Os alimentos da linha Alcon Eco Club são produzidos com ingredientes como maçã, beterraba, cenoura, alecrim, agrião e espirulina, que trazem consigo uma série de benefícios e agregam valores nutricionais ao alimento. Algumas das vantagens de utilizar ingredientes naturais vêm da biodisponibilidade de vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Os benefícios que podem ser observados são: plumagem mais forte e brilhante, mais energia e vitalidade, redução da quantidade de fezes (maior absorção dos nutrientes) e sistema imunológico fortalecido. A utilização de ovo integral desidratado, além de todos os benefícios nutricionais, garante segurança frente à prática de utilização de ovo cozido, que pode estragar facilmente, trazendo risco à saúde das aves.

Muitos criadores costumam utilizar vegetais 'in natura' para alimentar seu plantel. Esta prática é válida pela questão de enriquecimento ambiental, ou seja, distração dos animais. Do ponto de vista nutricional, porém, sabemos que um único vegetal, mesmo contendo nutrientes importantes, não é capaz de perfazer 100 % da alimentação diária das aves. Os alimentos da linha Alcon Eco Club apresentam a vantagem de serem nutricionalmente completos. A praticidade e a economia de tempo são também aspectos positivos relacionados ao uso destes alimentos. Os premix de vitaminas e minerais ajudam o alimento a atingir os níveis de garantia estabelecidos por pesquisas científicas, prevenindo os animais de sofrerem deficiências nutricionais como hipo ou hipervitaminose.

Alimentar os animais de estimação de forma saudável também implica em economia a longo prazo, já que a tendência é ter animais menos propensos às doenças, o que, portanto, evita gastos com tratamentos ou reversão de quadros de má nutrição. Uma outra vantagem é a alta palatabilidade que estes ingredientes conferem ao alimento, pela manutenção dos sabores característicos. Observar os animais comerem com prazer é altamente gratificante para seus donos.

Os novos alimentos Alcon Eco Club apresentam uniformidade nutricional em cada grânulo, a partir de ingredientes naturais ricos em vitaminas, sais minerais, beta caroteno e fatores anti-radicais livres. Contém aditivo prebiótico, que promove o crescimento seletivo de bactérias benéficas nos intestinos e inibe o desenvolvimento dos microorganismos patogênicos, prevenindo infecções intestinais. Em função do adequado balanceamento do alimento e conseqüente atendimento às necessidades nutricionais dos pássaros, diminuem as chances de surgimento de doenças. Além das vantagens nutricionais em relação às dietas a base de sementes, o alimento proporciona considerável economia, já que o consumo é cerca de 30 a 40 % menor que o volume de sementes que seriam utilizadas, em função das cascas e do desperdício de sementes pelos pássaros. Também facilita muito o manejo, pois não há necessidade da rotina diária de soprar as cascas das sementes. Deste modo o alimento pode ser fornecido para vários dias.

As formulações, além de atenderem completamente às necessidades nutricionais das espécies às quais se destinam, têm o objetivo de trazer um pouquinho mais de natureza para nossos amados animais de estimação.

Conheça alguns benefícios dos ingredientes naturais da linha Alcon Eco Club:

Maçã
- Atividade antioxidante, anticarcinogênica, antiinflamatória
- Auxilia o bom funcionamento do sistema cardíaco e respiratório
- Fonte de sais minerais, vitamina C e compostos fenólicos
(Wu et al. 2007 Rupasinghe et al. 2008)

Cenoura
- Atividade antioxidante, antimicrobiana, antiinflamatória, anti-alergênica
- Aumenta a produção de linfócitos
- Fonte de compostos fenólicos, carotenóides, pectina, flavonóides, vitaminas (B2, C, E), sais minerais (cobre, zinco, ferro, selênio), pró-vitamina A
- Os carotenóides diminuem o risco de desenvolvimento de câncer, doenças degenerativas e crônicas
(Chantaro et al. 2008; Cherng et al. 2008; Day et al. 2008; Hornero-Méndez e Mínguez-Mosquera, 2007)

Beterraba
- Fonte de Betaina, que apresenta atividade antioxidade e auxilia no metabolismo dos lipídios, proteínas e osmorregulação celular
(Ganesan et al. 2007)

Agrião
- Atividade antioxidante, depurativa, expectorante, digestiva, estimulante e regulam as taxas de colesterol
- Fonte de Flavonoides e b-caroteno
(Yazdanparast et al. 20)

Alecrim
- Neutraliza Aflotoxinas
- Rico em Carotenóides, que agem sobre os radicais livres, impedindo-os de danificar as células
- Atividade antioxidante, antiinflamatória e anti-microbiana
(Erkan et al. 2008; Rasooli et al. 2008; Wang et al. 2008)

Ovo
- Perfeito balanceamento de aminoácidos
- Rico em ácidos graxos insaturados e imunoglobulinas
(Figueiredo, 2002)

Espirulina
- Rico em ácidos graxos poliinsaturados, que regulam as taxas de colesterol e possuem ação anti-viral
- Fonte de Provitamina A (b-caroteno), Vitamina B12, pigmentos
- Atividade antioxidante, anti-viral, hepatoprotetora, anti-alergênica e imunomoduladora
(Peiretti e Meineri, 2008; Kandlajunta et al. 2008; Sajilata et al. 2008)

Dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala

Confira mais informações no vídeo:


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir