aves Aves

alimentação e nutrição

aves: a importância das vitaminas

aves: a importância das vitaminas

by dr fala Dr. Fala

337 post view

Um dos aspectos mais importante a ser considerado ao ter uma ave como pet amigo, é o fornecimento de quantidades adequadas de vitaminas para que elas desfrutem de boa saúde e vida longa. As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Estes micronutrientes podem ser divididos em dois grupos, sendo o primeiro, as lipossolúveis, que são as vitaminas solúveis em gordura (vitaminas A, D, E e K) e o segundo grupo, as solúveis em água (hidrossolúveis), que é composto pela vitamina C, juntamente com as diferentes vitaminas do complexo B.

As vitaminas são micronutrientes importante para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de aves. Quantidades adequadas no fornecimento desses nutrientes refletem resultados positivos em sua saúde, comportamento, canto, interação com seres humanos ou com outras aves, além de proporcionar plumagens saudáveis e exuberantes. A quantidade mínima necessária de cada vitamina deve ser garantida fornecendo uma dieta equilibrada específica para a espécie e possibilitando um banho de sol diário.

O fornecimento constante de pequenas quantidades de vitaminas é importante para evitar problemas devido à sua deficiência. A deficiência ou falta de vitaminas pode levar a problemas mais graves. Aves que não recebem o aporte adequado de vitaminas, tem déficit de crescimento, suas penas podem cair e não serem reconstituídas (muda encruada), apresentam sinais notáveis de depressão devido à falta de energia, além de apresentar outros desconfortos que deterioram sua saúde.

Vitamina A: apresenta papel importante na visão e reprodução, atua na formação, regeneração e proteção da ectoderme e mucosas, além de influenciar diretamente no brilho e na boa aparência das penas. A vitamina A é muito importante para manter a pele e as penas saudáveis, mas também desempenha um papel fundamental na impressionante pigmentação azul, amarela, laranja e vermelha.

Vitamina D3: desempenha um papel fundamental no metabolismo de absorção do cálcio e fixação deste mineral na matriz óssea, mantendo a homeostase de cálcio e fósforo no organismo, além de proporcionar plumagem brilhante e luminosa. Para ter a quantidade necessária de vitamina D, as aves devem tomar banho de sol diariamente. A luz deve ser direta, ou seja, não deve passar através de vidros ou qualquer outra fonte de proteção. Existem lâmpadas artificiais de espectro completo feita especificamente para aves.

Vitamina E: apresenta grande importância sobre a resposta imune do organismo. Tem papel fundamental no metabolismo das células (respiração celular e metabolismo de ácidos nucleicos), além de aumentar a taxa de eclosão dos ovos e melhorar a fertilidade em machos.

Vitamina K: as aves não sintetizam estas vitaminas, sendo necessária sua suplementação via dieta. É fundamental no processo de coagulação do sangue, evitando assim quadros graves de hemorragias.

Vitaminas do complexo B: participam das vias metabólicas dos carboidratos, das proteínas e dos lipídeos, atuando, principalmente, como cofatores nas reações. A grande maioria das dietas baseadas apenas em sementes é deficiente em vitamina B. Caso a ave apresente uma deficiência de vitamina B, sua pele ficará pobre e sua plumagem será de baixa qualidade, além de poder desenvolver uma coloração amarela anormal.

Vitamina C: participa das funções de oxidação e redução nas células. A deficiência de vitamina C pode estar relacionada a comportamentos que destroem a plumagem, como mastigar as pontas das penas, arrancar penas e outras formas de automutilação.

Essas deficiências podem ser tratadas com suplementos vitamínicos que normalmente são administrados por via oral na água potável ou sobre os alimentos. Ao notar que sua ave apresenta falta de energia, diferentes desconfortos e depressão, cuidado! Isso significa que algo pode estar errado, então, além de levá-la ao médico veterinário para uma consulta presencial para a realização de análises e testes laboratoriais, é importante verificar se todas as vitaminas necessárias para levar uma vida saudável estão sendo disponibilizadas em sua dieta.

Publicado na Revista VetShare - nº 66 - Junho 2020
Autor: Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Anderson Kassner Filho, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Guia Pássaros e Psitacídeos
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir