aves Aves

alimentação e nutrição

alimentação dos machos no período reprodutivo

alimentação dos machos no período reprodutivo

by dr fala Dr. Fala

300 post view

O período reprodutivo compreende da gala a alimentação dos filhotes. Ao iniciar o período reprodutivo, o ideal é esquentar os machos e fêmeas, para que o acasalamento ocorra com sucesso. Para isso, um mês antes da gala, complemente a dieta de manutenção, com 25 % de Alcon Club Farinhada Pimenta e comece a oferecer o suplemento de vitamina E e minerais, Labcon Club Reprodução.

Durante o período de gala, os machos e fêmeas, devem ser alimentados com 75 % Alcon Eco Club, 25% Alcon Club Farinhada Silvestres e Labcon Club Reprodução. Quando terminar a gala, os machos devem receber o suplemento vitamínico Labcon Club Revitalizante por 07 dias consecutivos, para recupera-lo do estresse metabólico decorrente da reprodução, a alimentação deles volta a ser 100% Alcon Eco Club. Já a alimentação das fêmeas permanece a mesma (Alcon Eco Club + Alcon Club Farinhada Silvestres + Labcon Club Reprodução) até todos os filhotes saírem do ninho. Após esse período, as fêmeas também devem receber a suplementação por 07 dias com Labcon Club Revitalizante.

Os machos devem receber a complementação da dieta, assim como as fêmeas, pois apesar de não participarem da alimentação dos filhotes, sofrem desgaste, principalmente pela forma de manejo atual, onde se usa um macho para cada cinco ou mais fêmeas. Lembro que além do período reprodutivo, deve-se adicionar a farinhada à alimentação nos períodos de muda de penas, estresse e recuperação de doenças.

Confira dicas de manejo e nutrição em Pássaros e Psitacídeos - Guia Prático de Aves
Dúvidas? Escreva para o Dr. Fala


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir