aves Aves

alimentação e nutrição

alimentação de beija-flores

alimentação de beija-flores

by dr fala Dr. Fala

68 post view

Os beija-flores são aves de pequeno porte que medem, em média, de 6 a 12 cm de comprimento e que pesam de 2 a 6 gramas. Entre todas as aves, os beija-flores são notáveis por várias características particulares. Eles se alimentam do néctar das flores, pairando no ar. Seu esqueleto e constituição muscular estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha à ré e permanecer paradas no ar. Eles podem enxergar a luz ultravioleta que sinaliza certas flores. Seu metabolismo é altíssimo, com as asas batendo em um ritmo de até 90 vezes por segundo, e o coração em até 2.000 pulsações por minuto.

Você sabe como os beija-flores se alimentam?
Os beija-flores precisam ingerir regularmente alimentos altamente energéticos para permanecerem ativos, por isso consomem grandes quantidades de néctar diariamente, que corresponde entre 80 e 90% da dieta diária, e artrópodes, em particular moscas, aranhas e formigas, que são capturados juntamente com o néctar ou ocasionalmente em pleno voo. Por precisarem de grandes quantidades de néctar por dia para suprir suas demandas energéticas, acabam visitando muitas flores, auxiliando em sua polinização.

Como os beija-flores coletam o néctar das flores?
Apesar das inúmeras teorias, a mais difundida sobre a forma em que coletam o néctar, é que a língua do beija-flor realiza alguns movimentos específicos, como ficar achatada assim que sai da boca e é introduzida na flor e tornar-se cilíndrica novamente ao entrar em contato com o néctar, o qual será sugado em milissegundos. Já com o néctar sugado, a ave recolhe a língua na boca, apertando-a para expulsar o alimento e assim, deglutindo-o.

Como alimentar os filhotes?
A alimentação de filhotes de beija-flores quando feita manualmente é complicada e necessita de muita dedicação. O maior desafio está na frequência alimentar, já que requerimento energético destas aves é grande e deve ser suprido em pequenas doses durante todo o dia. Os filhotes chegam a consumir por dia um volume de néctar 30 vezes o peso do seu corpo.

Na criação manual, o Alcon Club Beija-Flor Néctar é o alimento ideal para suprir a demanda energética dos filhotes, que devem ser alimentados com o auxílio de um conta-gotas, no mínimo cinco vezes por hora, durante o dia. À noite o metabolismo das aves diminui significativamente, não necessitando de alimento. A quantidade de alimento a ser fornecida varia conforme o apetite do filhote.

É importante disponibilizar além da alimentação manual, um bebedouro com o Alcon Club Beija-Flor Néctar, pois logo o pequeno irá aprender que deve utilizá-lo para alimentação. Há também a necessidade de fonte proteica na dieta dos filhotes, que pode ser suprida com o fornecimento de artrópodes domésticos.<

Quando o filhote tiver aproximadamente um mês e se alimentando sozinho, o ideal é soltá-lo, mantendo sempre um bebedouro à vista da ave. Os beija-flores são animais de alto metabolismo, portanto não devem ser mantidos em gaiolas.

Posso oferecer água com açúcar ou mel para beija-flores?
Este é um hábito muito comum, mas pode oferecer risco à saúde das aves. O açúcar comum e o mel não devem ser utilizados como alimento, porque são produtos de rápida fermentação e podem contaminar as aves com fungos que podem levar à morte. Além disso, o balanço nutricional destes açúcares é bastante diferente dos néctares encontrados na natureza.

Qual a vantagem do Alcon Club Beija-flor Néctar?
A vantagem de utilizar o Alcon Club Beija-Flor Néctar é que o mesmo é desenvolvido para se aproximar o máximo possível dos néctares buscados pelos beija-flores na natureza e, além disso, recebe em sua composição antimicrobianos e antifúngicos, que impedem a formação de fungos e bactérias na solução.

Como realizar a higienização dos bebedouros?
Outro aspecto importe-te é a higienização dos bebedouros para evitar proliferação de microrganismos indesejáveis. Os bebedouros devem ser higienizados com sabão neutro e água. Todas as reentrâncias devem ser limpas cuidadosamente com uma escovinha. Uma vez por mês, aproximadamente, o bebedouro deve ficar de molho em água clorada, e posteriormente enxaguado abundantemente.

Como afastar formigas e abelhas do bebedouro?
As flores atraem uma imensa gama de espécies de animais pelo fato de fornecerem um alimento riquíssimo e altamente palatável, o néctar. Ao alimentar aves com Alcon Club Beija-Flor Néctar, deve estar ciente que, eventualmente, alimentará também abelhas, formigas ou morcegos, pois é assim que ocorre na natureza.

Uma dica que pode ser útil é disponibilizar Alcon Club Beija-Flor Néctar apenas durante o dia, retirando o bebedouro à noite. Uma estratégia para evitar as formigas é isolar a sua passagem com sumo de limão. Esses animais, normalmente não passam onde foi espalhada esta substância. Para tentar afastar as abelhas uma alternativa é retirar o bebedouro por um ou mais dias, tempo necessários para elas migrarem em busca de alimento.

Autor: Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Anderson Kassner Filho, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Guia Pássaros e Psitacídeos
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir