aves Aves

alimentação e nutrição

a importância das vitaminas

a importância das vitaminas

by dr fala Dr. Fala

392 post view

Mas afinal, o que são vitaminas?
As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias para o bom funcionamento do organismo. Estes micronutrientes podem ser divididos em dois grupos, sendo o primeiro, as lipossolúveis, que são as vitaminas solúveis em gordura (vitaminas A, D, E e K) e o segundo grupo, as solúveis em água (hidrossolúveis), que é composto pela vitamina C, juntamente com as diferentes vitaminas do complexo B.

Porque as vitaminas são importantes?
As vitaminas são importantes para o crescimento, desenvolvimento e manutenção de aves. Quantidades adequadas no fornecimento desses nutrientes refletem resultados positivos em sua saúde, comportamento, canto, interação com seres humanos ou com outras aves, além de proporcionar plumagens saudáveis e exuberantes.

Qual a função das vitaminas?
Cada vitamina desempenha um papel específico no organismo das aves. Algumas vitaminas, como a Vitamina D, têm funções semelhantes as dos hormônios, regulando o metabolismo, crescimento e diferenciação celular. As vitaminas do complexo B atuam como precursoras enzimáticas, auxiliando na catalise metabólica. Outras vitaminas, como E e C, atuam como antioxidantes. Como o organismo da maioria dos animais não consegue sintetizar as vitaminas nas quantidades requeridas, sua ingestão na dieta é essencial.

Aves que se alimentam de sementes precisam de suplementação de vitaminas?
Mesmo as sementes de boa qualidade podem ser deficientes em algumas ou apresentar deficiência total de vitaminas. Neste caso, a dieta deve ser enriquecida diariamente como o Labcon Club Polivitamínico para garantir um fornecimento regular de vitaminas essenciais.

Durante o período de reprodução é necessário fornecer vitaminas?
Mesmo aves que recebem uma dieta de manutenção balanceada o ano todo, no período reprodutivo é recomendado utilizar suplemento à base de Vitamina E, Selênio e Zinco, como Labcon Club Reprodução. Estes minerais potencializam a ação da Vitamina E que, por sua vez, melhora o metabolismo das aves e os resultados reprodutivos, como o aumento da fertilidade das aves e a da porcentagem de ovos fecundados.

Quais as consequências da deficiência vitamínica?
A deficiência ou falta de vitaminas pode levar a problemas mais graves. Aves que não recebem o aporte adequado de vitaminas tem déficit de crescimento, suas penas podem cair e não serem reconstituídas (muda encruada), manifestam sinais notáveis de depressão devido à falta de energia, além de apresentar outros desconfortos que deterioram sua saúde.

As alimentos extrusados (bolinhas coloridas) são vitaminas?
Os alimentos extrusados (bolinhas coloridas) são equivocadamente confundidos com vitaminas. Apesar de conter vitaminas, os alimentos extrusados são compostos também por proteínas, lipídeos, carboidratos e minerais. Por apresentarem esta composição diversificada de macro e micronutrientes, são classificados como alimentos completos e devem ser fornecidos como a base alimentar das aves.

Posso oferecer uma quantidade maior de vitaminas para a ave se recuperar logo?
Às vezes pensamos que por dar uma quantidade maior de vitaminas, os efeitos começarão a ser percebidos antes. Assim como a deficiência de vitaminas, o excesso delas também pode comprometer funções vitais e desequilibrar o organismo. É importante ter paciência suficiente e esperar que os resultados apareçam.De qualquer forma, ao fornecer regularmente uma dieta equilibrada com os alimentos Alcon e seguindo as recomendações do médico veterinário, os suplementos vitamínicos serão necessários apenas em ocasiões específicas.

Autor: Max Ternero Cangani, Mestre em Microbiologia Agropecuária, Doutor em Zootecnia
Colaboradores: Eva Schneider, Graduanda em Medicina Veterinária e Anderson Kassner Filho, Biólogo

Confira dicas de manejo e nutrição em Guia Pássaros e Psitacídeos
Dúvidas? Escreva para nosso Depto. Técnico


Agradecemos por seu feedback! Esta sua ação é muito importante para nós, pois nos inspira a continuar criando conteúdos interessantes e acessíveis, que possam lhe auxiliar cada vez mais a manter seu pet sempre saudável e feliz :)

subir