20 novembro 2013 ~ 0 Comentário

Doenças em filhotes de aves

Existem várias doenças que podem causar problemas nas aves, como por exemplo, Candidíase, Psitacose, Coccidiose e Vermes. Outros problemas frequentes e não menos importantes são: deficiência nutricional, manejo inadequado, ambiente estressante ou inadequado e falta de higiene.  Ao adquirir uma ave solicite ou realize os exames para identificar a presença dos patógenos citados. Além disso, as aves do seu plantel também devem realizar periodicamente estes exames, por este motivo, o acompanhamento de um médico veterinário é fundamental.

Para manter suas aves saudáveis, bonitas e felizes é fundamental alimenta-las com rações balanceadas específicas para a espécie e fase da vida. Os filhotes devem ser alimentados exclusivamente com Alcon Club Papa para Filhotes, um alimento cientificamente desenvolvido que simula a alimentação dos pais. Esta apresenta em sua composição Probióticos, Prebióticos, Enzimas Digestivas, além de perfeito balanceamento dos nutrientes e uniformidade na textura.

As papas caseiras, como milharina, ninho e muitos outros, não apresentam enzimas digestivas, probióticos e prebióticos em sua composição. Desta forma, não são digeridas, ficam estagnadas no papo do animal propiciando a fermentação do alimento e desenvolvimento de fungos, uma das causas mais comuns de morte de filhotes de aves.

Nunca é demais lembrar que medicamentos só devem ser utilizados com o conhecimento de um médico veterinário e em caso de doenças, não é aconselhável o uso dos mesmos de forma preventiva. A utilização indiscriminada de medicamentos gera estresse às aves, com consequente diminuição da sua imunidade, além de gerar resistência ao principio ativo nos patógenos.

A melhor forma de prevenção é manter os recintos higienizados, calmos e sem alterações bruscas de temperatura e umidade. Outro fator fundamental para manter o organismo equilibrado e reforçar o sistema imunológico, evitando assim o desenvolvimento de doenças, a melhor forma de fazê-lo é oferecer uma dieta equilibrada às aves.

Abraço,

Dr. Fala

www.alconpet.com.br

Assunto X