29 julho 2013 ~ 0 Comentário

Como baixar o pH da água?

Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um assunto que pode confundir e deixar muita gente de cabelo em pé, o pH do aquário. Para que possamos falar melhor sobre esse assunto, vamos responder uma pergunta enviada por um de nossos leitores: “Como manter o PH entre 6.8 e 5.8 para criar acarás bandeira? O PH estava alcalino e me orientaram a colocar conchas marítimas, percebi que elevou ainda mais o PH. Consultei no google e vi que tal informação não procede, que até posso de maneira natural colocar xaxim no sistema de filtragem, para não ficar adicionando desnecessariamente o ACID. Correto?”

O pH ideal para Acarás bandeira é de 6,8 a 7,0 e a temperatura entre 24º C e 27º C. Conchas marinhas e materiais de origem calcária aumentam o pH e a dureza da água. O uso desse tipo de substrato é recomendado para águas ácidas e neutras exclusivamente quando há grande variação do pH e baixa dureza em carbonatos. Neste caso, estes materiais irão aumentar a dureza da água e estabilizar o pH.

A dureza em carbonatos da água funciona como um tamponador, ou seja, mantém o pH estável. Este parâmetro pode ser avaliado através do Labcon Test Dureza em Carbonatos KH.

No seu caso, como o pH está elevado, o indicado é:

1. Retirar as conchas marítimas;

2. Verificar a dureza em carbonatos da água, com Labcon Test Dureza em Carbonatos KH;

3. Realizar uma troca parcial, 25% do volume de água, aplicando Labcon Protect Plus na água que será introduzida;

4. Medir o pH da água, se houver necessidade de acidificar a água aplique Labcon Acid.

5. O Xaxim deve ser utilizado para manter o pH baixo.

Abraços,

Dr. Fala

www.alconpet.com.br

Assunto X